Veja os benefícios de consumir chá de manjericão - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Veja os benefícios de consumir chá de manjericão

O manjericão é uma planta medicinal aromática que se destaca há centenas de anos por suas múltiplas aplicações culinárias e medicinais...

O manjericão é uma planta medicinal aromática que se destaca há centenas de anos por suas múltiplas aplicações culinárias e medicinais.
Pertence à família Labidóplace e se caracteriza por suas folhas ovaladas e flores em ramalhete de cor branca ou rosada, que podem ser vistas durante o verão.
Ele possui propriedades curativas, visto que conta com ativos antiespasmódicos, antibacterianos e anti-inflamatórios.

É rico em óleos essenciais, antioxidantes e outros compostos nutricionais que conferem uma ampla variedade de benefícios para a saúde.
Muitos o utilizam há décadas como tratamento alternativo para a ansiedade e algumas doenças físicas.
Porém, alguns ainda desconhecem suas maravilhosas propriedades e não conseguem imaginar o quanto é bom para promover o bem-estar.

Propriedades benéficas do chá de manjericão

Melhora a saúde respiratória:

Os compostos que o manjericão contém lhe conferem interessantes efeitos sobre a saúde do sistema respiratório.
Seu poder antibacteriano, depurativo e anti-inflamatório ajuda a limpar as vias respiratórias, removendo as toxinas que costumam causar doenças.
Conta com um efeito expectorante que contribui para mobilizar o catarro para aliviar problemas como bronquite e asma.
Além disso, visto que melhora as defesas do corpo, é uma solução efetiva para enfrentar os sintomas da gripe e do resfriado.

Protege os rins

A ação diurética deste chá é ideal para apoiar o funcionamento renal, principalmente quando há acumulação de líquidos e toxinas em seus tecidos.
Suas substâncias anti-inflamatórias ajudam a otimizar seus trabalhos, evitando o desenvolvimento de infecções ou problemas de insuficiência.

  • Seus poderosos antioxidantes criam uma barreira protetora frente ao dano oxidativo e às toxinas, por isso diminuem o risco de sofrer de cálculos renais e doenças crônicas.
  • Se isso parece pouco, aumenta a produção de urina, facilitando a eliminação das bactérias que crescem nas vias urinárias.

Melhora a digestão

O manjericão é uma planta digestiva que pode ajudar a controlar as dores de estômago, o excesso de gases e a inflamação.

  • O consumo de seu chá alimenta a flora bacteriana do intestino e ajuda a impulsionar os rejeitos que são retidos neste.
  • É um bom remédio para a indigestão causada pelas comidas muito pesadas, já que regula o pH do estômago e freia a produção excessiva de sucos ácidos.

    Como preparar o chá?

  • Aproximadamente 10 folhas de manjericão
    – 1 litro de água

    Em um recipiente, leve a água ao fogo. Aguarde até que alcance o ponto de ebulição e então desligue. Adicione as folhas lavadas e higienizadas de manjericão e então tampe. Deixe descansar por um período de, aproximadamente, dez minutos – ou até amornar – e então coe e consuma.

    Como usar na culinária?

    O manjericão apresenta os mesmos benefícios quando usado como tempero de alimentos. Pode ser usado para preparar diversos pratos como molhos, massas, pães, saladas, sopas, sanduíches, queijos, doces, sucos, entre outros.

    É importante, no entanto, que, para preservar suas propriedades e compostos, além de manter o aroma e o sabor acentuado, o manjericão seja acrescentado às receitas somente no último passo de seu preparo.

Veja também:

Inscreva-se no meu canal!


Melhores