Melhore o colesterol com esses sucos - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Melhore o colesterol com esses sucos

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural ...

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Nosso corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Tipos

Por se tratar de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue. Portanto para ser transportado através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos o colesterol precisa de um carregador. Esta função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado.

  • HDL (Highdensity lipoprotein / Lipoproteína de densidade alta) também conhecido como “colesterol bom”
  • LDL (Low-density lipoprotein / Lipoproteína de densidade baixa) também conhecido como “colesterol ruim ou mau colesterol”
  • VLDL (Very low-density lipoprotein / Lipoproteína de densidade muito baixa) também conhecido como “transportador” de LDL, HDL e triglicérides

O aumento dos níveis de colesterol é chamado de dislipidemia. Durante muito tempo os médicos avaliaram o grau de dislipidemia através dos valores do colesterol total, que nada mais é do que a soma dos níveis sanguíneos de HDL, LDL, VLDL. Porém existem o colesterol ruim e o colesterol bom, o que torna pouca eficiente a avaliação conjunta deles.

 Suco de uva

  • Benefício: Possui resveratrol, que tem ação antioxidante e antiplaquetária, que diminui o oxidação do LDL.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 1 copo de uvas roxas com 1/2 copo de água, coar e adoçar à gosto.

Suco de goiaba

  • Benefício: É rica em pectina e fibras solúveis que limpam o aparelho intestinal, facilitando a eliminação do colesterol juntamente com as fezes.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 4 goiabas vermelhas com casca + suco de 1 limão + 1 copo de água. Coar e adoçar à gosto.

Suco de melancia

  • Benefício: Contém licopeno, arginina e citrulina que são antioxidantes que protegem as artérias dos danos do colesterol LDL e diminui a formação de placas de gordura.

Como fazer: Passar dois 2 fatias de melancia (com casca) pela centrífuga e adoçar à gosto.

Suco de romã

  • Benefício: Possui compostos fenólicos com ação anti-inflamatória que inibe a produção de óxido nítrico que está envolvido no aumento do colesterol.
  • Como fazer: Bater no liquidificador a polpa de 2 romãs, com sementes, juntamente com 1 copo de água e adoçar à gosto.

 Suco de maçã gala

  • Benefício: É rica em fibras, vitamina C e compostos fenólicos que ajudam na diminuição da absorção do colesterol pelo fígado, sendo eliminado nas fezes, reduzindo assim o colesterol LDL e o colesterol total.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 2 maçãs gala, com casca + 1 copo de água e adoçar à gosto ou passar 1 maçã inteira pela centrífuga e tomar seu suco logo a seguir.

Veja também:

Essas bebidas naturais ajudam desintoxicar o figado

Inscreva-se no meu canal!


Melhores