Estes sucos ajudam a tratar a síndrome do intestino irritável - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Estes sucos ajudam a tratar a síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é, vulgarmente, conhecida como “colite nervosa”, “cólon irritável” ou “doença funcional do intestino”.Trata-se de uma perturbação motora do tubo digestivo que origina uma grande diversidade de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes (dor abdominal, obstipação, diarreia, sensação de gás e distensão abdominal) na ausência de uma causa orgânica detetável.

A síndrome do intestino irritável é, vulgarmente, conhecida como “colite nervosa”, “cólon irritável” ou “doença funcional do intestino”.

Trata-se de uma perturbação motora do tubo digestivo que origina uma grande diversidade de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes (dor abdominal, obstipação, diarreia, sensação de gás e distensão abdominal) na ausência de uma causa orgânica detetável.

A designação de intestino irritável deve-se ao facto de, nestes doentes, o tecido muscular do intestino ser mais sensível e reagir mais intensamente a estímulos habituais, como a alimentação e o stress. Essa disfunção muscular pode ocasionar atraso ou aceleração no movimento intestinal e, consequentemente, alteração na frequência, forma ou consistência das fezes.

Nos países desenvolvidos, estima-se que, aproximadamente, 10 a 20% da população sofra desta doença. As mulheres são duas vezes mais afetadas do que os homens e pode ocorrer antes dos 45 anos.

Trata-se, portanto, de uma alteração funcional e não orgânica, ou seja, existem sintomas na ausência de uma lesão do intestino. Como tal, a síndrome do cólon irritável não é uma doença mas antes um conjunto de sintomas que ocorrem em conjunto.

Quais as causas da Síndrome do Cólon Irritável?
Não se conhecem bem as causas desta síndrome. Admite-se que ela pode resultar de uma combinação de problemas físicos e mentais.

Algumas das causas possíveis são alterações a nível da sinalização entre o cérebro e intestino, determinando alterações nos hábitos intestinais, dor e desconforto; alterações da mobilidade gastrintestinal, causando diarreia, obstipação ou espasmos intestinais; hipersensibilidade intestinal, com maior reatividade à distensão causada por gases ou fezes; problemas mentais como ansiedade, depressão, ataques de pânico, stress pós-traumático, antecedentes de abuso sexual; gastrenterite bacteriana; proliferação bacteriana excessiva no intestino delgado que produzem gases, diarreia e perda de peso; alterações nos níveis de neurotransmissores; fatores genéticos; sensibilidade a alguns alimentos, como os ricos em carbohidratos, alimentos picantes, café e álcool.

Como se manifesta a Síndrome do Cólon Irritável?
Os sintomas mais comuns são a dor ou desconforto abdominal, associada a diarreia, obstipação ou ambas.
Como regra, a dor ou desconforto abdominal devem estar associados a dois dos três seguintes sintomas: começarem com movimentos intestinais que ocorrem mais ou menos frequentemente do que o habitual: começarem com a presença de fezes menos consistentes e mais aquosas ou, pelo contrário, fezes mais duras do que o habitual; melhorarem com a evacuação.

A síndrome do cólon irritável pode também causar diarreia três ou mais vezes por dia, com uma sensação de urgência; obstipação com três ou menos evacuações por semana de fezes duras; sensação de evacuação incompleta; presença de muco nas fezes e flatulência (eliminação de gases).
Os sintomas são agravados pelo stress e ansiedade.
Geralmente, não se verifica a presença de sangue nas fezes, emagrecimento ou febre.

Sucos para tratar doenças intestinais – beterraba

Ingredientes

  • 2 beterrabas com os talos
  • 2 cenouras
  • 2 maçãs

Modo de preparo

Em uma máquina de fazer suco, processe as beterrabas, os seus talos, as cenouras, e as maçãs. Misture, despeje em copos e sirva. Rende de uma a duas porções.

Sucos para tratar doenças intestinais – verduras

Ingredientes

  • 8 folhas de espinafre fresco
  • 2 folhas de couve
  • 1 beterraba ou rabanete com os talos
  • 2 talos de aipo
  • 1 maçã

Modo de preparo

Em uma máquina de fazer suco, processe o espinafre com a couve, a beterraba, seus talos e a maçã. Misture, despeje em um copo e sirva. Rende uma porção.

Dica: Substitua qualquer uma das verduras desta receita por folhas de alface ou repolho. Use o aipo e a maçã para empurrar as folhas para o tubo da máquina se for o caso.

Veja também:

Estes sucos ajudam a tratar a esclerose múltipla

Inscreva-se no meu canal!


Melhores