Velame branco: conheça esta planta repleta de benefícios à saúde - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Velame branco: conheça esta planta repleta de benefícios à saúde

velame (imagem divulgação)
velame (imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

Seu nome científico é Macrosiphonia velame, conhecido como velame do cerrado e cróton campestre. Mas é popularmente chamado de velame branco.
Esta planta provém do Brasil e pertence a família Apocinaceae. São mais comuns nas regiões do sudeste e centro-oeste.

Suas propriedades são terapêuticas, por isso é adorada pelos habitantes do cerrado e nascem geralmente em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Bahia.

É muito utilizado na medicina alternativa. Sua altura atinge até 80 cm quando floreia. Tem o caule pouco ramificado e apresenta raiz tuberosa.

Cada uma de suas flores produz dois frutos verde-avermelhados que são como cápsulas com três partes, cada uma contendo um caroço. As flores tem formato similar de espigas e  são brancas nas pontas.

As folhas possuem formato oval, pelos curtos e  finos, mas muito macios. Costuma se adaptar em solos ácidos, ventilados, iluminados e drenados.

Folhas do velame branco

Leia também: Conheça tudo sobre a flor dormideira.

O velame também dá origem ao látex. Concentra alcaloide e resina em suas propriedades. É diurética, anti-sifilítica, anti-inflamatória e depurativa.
Esta erva é eficaz no tratamento de úlceras, feridas, manchas, eczema, doenças venéreas,   escrofulose, sífilis secundária, úlcera gástrica, úlcera do colo, herpes, impingem, artrose e palpitação do coração.

O  seu chá é indicado para gripes e febres,  preparado com folhas picadas e um litro de água fervente. Depois é só beber quatro xícaras desse chá, todos os dias.

Para ação depurativa e anti-sifilítica, prepare uma infusão com uma xícara de chá da raiz picada e um litro de água.

Para problemas de pele, pode-se consumir ou usá-lo em forma de compressas feitas com suas folhas.

O velame branco não possui contra-indicações, nem informações sobre o uso da mesma em gestantes ou mulheres que amamentam. É importante que seu uso seja aprovado por um profissional da saúde.

A erva também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas