Venha conversar comigo!
A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante a pedras que podem-se formar em qualquer local do sistema urinário. Geralmente, a pedra nos rins é eliminada através da urina, sem causar sintomas, mas em alguns casos pode ficar presa nos canais da urina, gerando dor intensa e sangue na urina.
Os rins cumprem uma função muito importante em nosso corpo, pois ajudam a desintoxicar e eliminar as impurezas do sangue, assim como os produtos de eliminação através da urina. Estas funções os convertem em órgãos muito importantes para a saúde de todo o corpo e por isso seu bom funcionamento é tão importante.
Sintomas de pedra nos rins
Os sintomas de pedra nos rins podem ser:
- Dor muito intensa no fundo das costas;
- Queimação ao urinar;
- Urina escura ou com sangue;
- Náuseas e vômitos;
- Febre e calafrios;
Em alguns casos, os indivíduos podem, ainda, apresentar falta de urina, se a pedra obstruir o seu canal de passagem. Para saber mais sobre os sintomas de pedra nos rins veja: Sintomas de pedra nos rins.
Causas das pedras nos rins
As causas das pedras nos rins, também conhecidas como cálculos renais, podem estar relacionadas a pouca ingestão de líquidos, alimentação, fator genético e pode ser agravada devido algumas doenças. Assim, algumas das causas das pedras nos rins incluem:
- Cálculo renal de cálcio: de origem hereditária e deve ser tratado com uma alimentação com baixo teor de sódio e de proteínas, e recomenda-se tomar diuréticos. O tratamento pode ser feito através da diminuição do consumo de alimentos ricos em oxalato e em gorduras, toma de um suplemento de cálcio para facilitar a fixação do oxalato no intestino.
- Cálculo renal de ácido úrico: pode ser causado pelo consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas que geram aumento do ácido úrico na corrente sanguínea. Neste caso o tratamento pode ser feito com a toma de alopurinol e com uma dieta com baixo teor de purina.
- Cálculo renal de cistina: de origem hereditária, pode ser tratado com quantidades macicas de líquidos, álcalis e D-penicilamina, quando necessário.
Receitas:
Suco de toranja e aloe vera
ngredientes
- Gel de aloe vera
- ½ copo de suco de toranja (100 ml)
- 2 colheres de mel (50 g)
Modo de preparo
Extraia o gel de aloe vera e bata-o em um liquidificador com ½ copo de suco de toranja. Bata por um par de minutos e depois adicione as duas colheres de mel.
Suco de manga, melão, laranja e toranja
Ingredientes
- ½ manga
- 1 laranja
- 1 toranja
- ¼ de melão
Modo de preparo
Cada fruta deve estar corretamente descascada e livre de sementes. A casca pode deixar a bebida mais amarga. É muito importante lavar bem as frutas antes de misturá-las para fazer o suco.
LEIA TAMBÉM:
Acabe de vez com as CELULITES
Adicionar Comentário