Veja como eliminar as varizes das pernas de maneira natural - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Veja como eliminar as varizes das pernas de maneira natural

varizes (imagem divulgação)
varizes (imagem divulgação)

As varizes são veias localizadas logo abaixo da pele e que se tornam tortas e dilatadas devido ao acúmulo de sangue e surgem principalmente nas pernas e nos pés. O problema deve ser tratado não apenas pela questão estética, já que fica visível na pele, mas pelos riscos à saúde e pelo desconforto sentido pelos pacientes.

Sintomas das varizes

As varizes trazem uma série de sintomas, alguns deles visíveis, outros não. O principal sinal é a presença de veias inchadas, aparentes pela pele, geralmente nas pernas, que podem se tornar ainda mais inchadas e propensas a rupturas se a doença não for controlada.
Outros sintomas são: ardência, dores, câimbras, dormência, sensação de peso e inchaço nas pernas, especialmente ao fim do dia. Alguns pacientes sentem dores mais intensas e sofrem mudanças na tonalidade da pele.
Em casos mais graves, a pele pode se tornar seca e com um aspecto esticado, um processo conhecido como dermatite de estase.

Genética influencia no desenvolvimento de varizes

Existem várias causas para o surgimento das varizes, mas as principais são apontadas pelo presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, Carlos Peixoto: vida sedentária, história familiar, uso de hormônios, sobrepeso, multiparidade e trabalhar muitas horas com as pernas para baixo.
É possível perceber também uma piora no quadro de varizes durante os meses mais quentes do ano, devido à dilatação das veias causada pela exposição ao calor.

O surgimento das varizes

Talvez você tenha notado que tem algumas varizes e veias nas pernas, e não tenha dado muita atenção a elas. No entanto, é importante analisar a evolução para que elas não se transformem em um problema mais sério.

Com o passar do tempo e se não fizermos nada a respeito, as varizes podem se tornar muito dolorosas e não nos permitir caminhar, colocar certas roupas e fazer as atividades do dia a dia com normalidade.

  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Antecedentes familiares
  • Problemas circulatórios

Conselhos para tratar as varizes nas pernas

Estas dicas servirão para melhorar outras dores e também falaremos sobre como elas podem ajudar a eliminar as varizes das pernas.

Melhore a circulação sanguínea

Isso é fundamental para que a passagem de sangue não seja obstruída em nenhuma parte das pernas. Para melhorar a circulação sanguínea tente praticar exercícios de baixa intensidade, como passear com o seu cão, caminhar pelo parque, andar de bicicleta, fazer natação, etc.

Remédios naturais para eliminar as varizes

Mirtilos

Este pequeno fruto promove a circulação sanguínea graças às suas propriedades anti-hemorrágicas e vasodilatadoras, fortalecendo as paredes das veias. Como se isso não fosse suficiente, os mirtilos são ricos em vitamina P e bioflavonoides.

Você pode comê-los crus como uma sobremesa ou lanche, ou preparar uma infusão com uma colher dos frutos secos em um copo de água. Beba até 2 copos por dia.

Aloé vera (babosa)

É um remédio muito eficaz e popular para aqueles que sofrem com varizes. Um bom tratamento inclui abrir longitudinalmente o talo e colocar a parte interior na área afetada ou remover o gel e espalhá-lo na perna.
Algumas pessoas fazem uma mistura de aloé vera com algumas colheres de sopa de cenoura ralada e vinagre de maçã e a aplicam como uma pomada, deixando agir por 20 minutos.

Cavalinha

Por exemplo, a cavalinha tem muitas propriedades para as veias e artérias que são dignas de nota. Seu consumo promove até mesmo o desaparecimento das varizes em formação.
Não é recomendada para mulheres grávidas com problemas cardíacos ou tromboflebite.

Calêndula

Outra erva que pode ajudar a melhorar a situação das pernas é a calêndula. Esta planta possui a capacidade de fazer com que as veias sejam menos suscetíveis à degeneração produzida com o passar do tempo.
A infusão desta flor repara o tecido danificado, reduz o inchaço dos membros inferiores e alivia a dor.
Nós também podemos encontrar em algumas lojas cremes com pétalas de calêndula. Ou nós mesmas podemos prepará-lo!
Como? Triturando algumas flores com um pouco de água e misturando-as com um creme neutro. Aplique todas as noites antes de dormir e não enxágue.

Óleos essenciais

As massagens são uma boa solução para quando as pernas doem devido às varizes ou para evitar que o sedentarismo e muitas horas passadas em pé façam um estrago em nosso corpo. O movimento deve ser circular, começando nos tornozelos e trabalhando até as coxas.
Você pode, por exemplo, usar azeite de oliva para facilitar a circulação do sangue e evitar o entupimento das veias. Procure que esteja quente quando usá-lo.

Cipreste

A casca desta árvore tem muitas propriedades para o tratamento de várias doenças do sistema circulatório e, é claro, das veias varicosas.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas e casca da árvore (20 g)
  • 1 litro de água

Preparação

  • Aqueça o litro de água e, quando estiver em ebulição, adicione as folhas e a casca do cipreste.
  • Permita que a decocção seja realizada durante 10 minutos. Coe e deixe esfriar.
  • Consuma 7 colheres de sopa por dia.

Você também pode usar este tratamento por via tópica, embebendo uma bola de algodão e espalhando pela área afetada.

Castanha da Índia

Considerada um dos melhores remédios caseiros para varizes que se conhece até o momento. É também usada para aqueles que sofrem de flebite porque estimula a circulação do sangue.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de casca de castanha da índia (50 g)
  • 1 litro de água

Preparação

  • Ferva a água e adicione a casca da castanha. Deixe em infusão por 10 minutos.
  • Após o tempo recomendado, coe a preparação e uma vez que tenha esfriado, beba o líquido.
  • Repita todos os dias pela manhã ou à noite.

Veja também:

2 óleos essenciais para combater a cistite

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas