Seu couro cabeludo coça? 5 remédios naturais para tratar o problema - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Seu couro cabeludo coça? 5 remédios naturais para tratar o problema

cabeludo (Imagem divulgação)
cabeludo (Imagem divulgação)

Ocasionalmente, o prurido do couro cabeludo pode ser devido a um excesso de secura que podemos aliviar rapidamente e facilmente com um tratamento hidratante natural.

Pessoas que sofrem de coceira em qualquer parte do corpo sabem o quão angustiante pode ser. Nesse sentido, a coceira no couro cabeludo é bastante frequente, pois pode estar relacionada a diferentes causas.

Coceira no couro cabeludo

Todos nós podemos ser mordidos em algum momento pelo couro cabeludo. No entanto, quando esse desconforto se torna contínuo e até causamos irritação, é hora de analisar o que está acontecendo nessa parte do corpo.

  • Em muitos casos, a causa é um excesso de secura. Isto é confirmado quando, ao coçarmos, podemos ver pequenas manchas brancas nas roupas. Não devemos confundi-los com a caspa , que tem uma textura mais oleosa e amarelada. Neste caso, temos uma escala do couro cabeludo, o que nos convida a rever o tipo de xampu que usamos e a fornecer mais hidratação por meio de máscaras.
  • Em outros casos, podemos ter algum tipo de eczema. Isso será confirmado se houver algum tipo de alívio ou cor diferente no couro cabeludo. A coisa normal é que a área está inflamada e um pouco vermelha. Também pode haver pequenas feridas.
  • Também não devemos descartar que nosso cabelo está reagindo a algum tipo de produto capilar. A maioria dos shampoos e outros produtos capilares contém álcool, silicones, sulfatos, parabenos, etc. Estes secam e danificam nossos cabelos progressivamente.

Remédios para acalmar o couro cabeludo

 

1. Shampoo de óleo de menta

Se queremos uma solução rápida que nos dê alívio sem parar de usar o nosso shampoo, podemos recorrer ao óleo essencial de menta . Essa essência, que teremos que usar em pequena quantidade para não irritar mais o couro cabeludo, nos faz sentir uma grande frescura enquanto temos efeitos anti-inflamatórios .

  • Podemos adicionar ao nosso shampoo 5 gotas deste óleo por 100 ml de produto.
  • Além disso, ao mesmo tempo em que acalmamos a coceira, esse óleo ativa a circulação, regula o excesso de sebo, combate infecções e previne a perda de cabelo.

2. Chá de Calêndula

A calêndula é uma das plantas medicinais mais populares para acalmar os diferentes tipos de irritações da pele e inflamações e capilares. Podemos adquiri-lo em extrato, tintura, creme, etc. Hoje também podemos encontrar xampus macios baseados nesta flor.

Neste caso, para aliviar a coceira no couro cabeludo, podemos preparar uma infusão de calêndula. Nós apenas temos que usá-lo como um condicionador. Ou seja, depois do xampu e sem enxaguar depois do cabelo.

3. Máscara de Babosa e Camomila

Uma opção para aliviar imediatamente o couro cabeludo é preparar uma máscara baseada em ingredientes calmantes e anti-inflamatórios. Neste caso, optamos pelo gel de Babosa e camomila.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de gel de Babosa (45 ml)
  • 7 gotas de óleo essencial de camomila ou 1 colher de sopa de extrato de camomila (15 ml)

Preparação e aplicação

  • Misture bem os dois ingredientes.
  • Aplique pelo couro cabeludo seco.
  • Deixe por 20 minutos e lave.

4. Óleo de coco e árvore do chá

É possível que a origem da nossa coceira seja um eczema ou qualquer problema cutâneo infeccioso. Neste caso, podemos recorrer a dois ingredientes milagrosos para combater todos os tipos de fungos e bactérias : óleo de coco e óleo essencial de árvore do chá.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem (45 ml)
  • 7 gotas de óleo essencial de árvore do chá.

Preparação  e aplicação:

  • Misture os dois ingredientes. Tenha em mente que o óleo essencial de árvore do chá pode ser irritante em áreas sensíveis.
  • Aplique em todo o couro cabeludo antes de ir para a cama e deixe a noite toda.
  • De manhã, lave o cabelo como de costume.
"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas