Saiba tudo sobre a flor de cone e todos os seus benefícios. - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Saiba tudo sobre a flor de cone e todos os seus benefícios.

flor (Imagem divulgação)
flor (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

A equinácea também conhecida como flor de cone é uma planta herbácea, perene e muito florífera, conhecida no mundo todo tanto por seu efeito ornamental como por suas qualidades medicinais. Seu caule é ereto e ramificado, formando moitas densas e arredondadas. As folhas são lanceoladas a oval-lanceoladas, de cor verde escura, serrilhadas, ásperas e papiráceas. A floração é de longa duração e ocorre na primavera e verão. Suas inflorescências são do tipo capítulo, semelhantes às das Margaridas. Elas são compostas, hermafroditas, com o disco central amarelo-amarronzado e pétalas marginais nas cores rosa, lavanda ou branca, com diversas tonalidades entre essas cores, de acordo com a cultivar. A polinização é realizada por abelhas e borboletas. Os frutos são do tipo aquênio.

Deve ser cultivada preferencialmente sob sol pleno, em solos bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente. Não tolera encharcamentos. Depois de bem estabelecida, a planta torna-se bastante resistente a curtos períodos de estiagem. O corte das flores velhas, além de devolver a beleza à planta, estimula a floração subsequente. Suscetível ao besouro-japonês e às lesmas. Multiplica-se pela divisão da ramagem enraizada, estaquia de raízes, mas principalmente por sementes.
No paisagismo, a equinácea é excelente para a formação de bordaduras, maciços e em misturas com outras espécies de plantas. Ela confere uma atmosfera campesina, rural, ao jardim. Mas isso não significa que se deva evitá-la em jardins elegantes. É apenas uma questão de como utilizá-la. Maciços e bordaduras, em monocromias ou cores complementares resultam em jardins mais sofisticados, enquanto que composições coloridas, livres e alegres se aproximam mais de jardins estilo cottage ou country.

Os antepassados a usavam para tratar de infecções e tumores. Mas seu principal uso era para aliviar as picadas deixadas por serpentes ou outros animais venenosos.
A flor de cone tem princípios antivirais, anti-herpes, anti-inflamatória, desintoxicante, anti-alérgica, anti-acne, antimicrobiana, antisséptica e antibacteriana.
Além disso, ela é afrodisíaca, elimina as toxinas e resíduos do organismo e fortalece o sistema imunológico.
A planta ainda é ótima para enfeitar e alegrar ambientes, pois possui uma belíssima variedade de cores como rosa, laranja, amarelo e branco.
A raiz dessa flor também era usada na medicina alternativa. Mastigá-la proporciona uma sensação de alívio das dores de dente, inflamações na garganta e caxumba.
Já o suco dessa raiz podia ser usado como uma espécie de “pasta” para aliviar queimaduras e feridas.
Mas o uso da flor como uma remédio caseiro não parou no meio da história. Ela foi trazida pelos ingleses e, até os dias de hoje, é lembrada em diversos tipos de tratamentos alternativos.Para que serve a Equinácea
A Equinácea serve para ajudar no tratamento de gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecção urinária, candidíase, dor de dente, gengiva, artrite reumatoide e doenças virais ou bacterianas, pois fortalece o sistema imunológico.
Propriedades da Equinácea
As propriedades da Equinácea incluem sua ação anti-inflamatória, antibiótica, desintoxicante, imunoestimulante e antialérgica.
Modo de uso da Equinácea
As partes usadas da Equinácea são sua raiz, folhas e flores, para o consumo em forma de suco, chá ou compressas.

Observação: O uso medicinal de Equinácea é contraindicado nos seguintes casos: gravidez, aleitamento, hepatites, tuberculose, colagenoses, esclerose múltipla, síndrome da imunodeficiência adquirida e outras doenças imunológicas sem supervisão médica.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas