Saiba tudo sobre a aceroleira e os benefícios de sua fruta. - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Saiba tudo sobre a aceroleira e os benefícios de sua fruta.

aceroleira (Imagem divulgação)
aceroleira (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

A aceroleira (Malpighia emarginata) é uma planta da família Malpighiaceae do gênero Malpighia que apresenta um fruto altamente conhecido em todo o mundo pela sua grande quantidade de vitamina C. A espécie surgiu nas Antilhas, Norte da América do Sul e América Central e foi trazida para o Brasil em 1956 graças a trabalhos da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
A planta apresenta inflorescências formadas por duas a seis flores de coloração, que vai do branco ao rosa.

A aceroleira desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical e, por isso, o cultivo é realizado em praticamente todo o território nacional, sendo a região Nordeste a que mais se destaca. Estima-se que no país existam 10.000 ha de área cultivada com essa planta e que os estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco sejam responsáveis por mais de 50% de toda a produção.Controle do açúcar no sangue.
Os antioxidantes contidos nas acerolas são responsáveis pelo controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Com equilíbrio de glicose e insulina, é possível prevenir ocorrências de hipo e hiperglicemia, comuns e muito prejudiciais para diabéticos e pessoas que tendem a esta condição. Os benefícios da acerola podem ajudar na prevenção de diabetes, contribuindo com a saúde geral do corpo. Sabemos que nenhuma fruta é prejudicial aos diabéticos, desde que elas sejam consumidas em porções saudáveis.

O fruto é do tipo baga drupácea e possui três sementes, que são envolvidas pelo endocarpo. O tamanho das sementes é muito variável e apresenta-se, normalmente, proporcional ao tamanho do fruto. Quando maduro, o fruto apresenta coloração variada, podendo ser encontrado nas tonalidades vermelha, roxa ou amarela.
A acerola pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas e geleias, por exemplo. É muito usada na produção de polpas e para enriquecer sucos de frutos pobres em vitamina C. Também pode ser empregada como suplemento alimentar, bebidas para esportistas e barras nutritivas.

Benefícios para o coração

O controle sobre os batimentos cardíacos e pressão são muito convenientes para elevar a qualidade dos exercícios físicos. Não é a toa que o uso de monitor cardíaco tem sido cada vez mais comum. De olho na saúde do coração, é importante saber que a acerola pode ajudar no melhor fluxo sanguíneo, proporcionando melhor bombeamento de sangue até o coração. Estes efeitos são justificados pela porção de Potássio contida na fruta, a qual age em favor de uma melhor vasodilatação, proporcionando um melhor controle de pressão, reduzindo a possibilidade de ocorrência de derrames, ataques cardíacos, e até mesmo aterosclerose. A fruta ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol.
Cicatrização.

Aponta-se a acerola como uma fruta funcional para o tratamento e saúde da pele, e os benefícios não só são convenientes para a redução de evidências de acnes ou manchas, mas também para auxiliar na cicatrização de ferimentos. Esse efeito é garantido pela vitamina C, que favorece a saúde dos tecidos. Impulsionando o surgimento de células novas, a acerola pode acelerar o processo de cicatrização, eliminando as marcas da pele.
Controle de peso.

De olho na boa forma, as frutas são excelentes aliadas para ajudar na manutenção de peso. Manter um cardápio magro pode ficar mais fácil com a inserção de frutas. A acerola não comprometerá a busca pela boa forma, pois ao consumir 100 gramas da frutinha vermelha, você estará adicionando apenas 32 calorias ao seu plano alimentar. É importante que você saiba que a fruta pode ser incorporada a diversas receitas light, o que ajudará a diversificar a dieta, mantendo o compromisso com os resultados a serem conquistados.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas