Rosa é uma excelente opção para tratar insônia, ansiedade, estresse, hiperatividade e outras! Veja - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Rosa é uma excelente opção para tratar insônia, ansiedade, estresse, hiperatividade e outras! Veja

rosa (Imagem divulgação)
rosa (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

Não é segredo pra ninguém que a rosa é considerada a rainha das flores. E nem precisa de justificativa para isso. Não há nenhuma outra planta com tantas qualidades que possa liderar a lista.

Existem pelo menos cinco grandes grupos de rosas: as roseiras bravas, as arbustivas, as trepadeiras, as de canteiro e as rosas-rugosas.

No Brasil duas espécies comuns – a rosa tradicional e a mini (também conhecida como spray). A primeira conta apenas com um botão em cada galho, ao contrário da segunda, na qual pequenas flores surgem agrupadas. Mas o número reduzido de espécies não afeta a sua variedade. Afinal, é possível encontrar mais de 100 tipos diferentes de melhoramentos genéticos. As variedades apresentam formatos, cores e tamanhos diversos, sendo a “lovely-red”, vermelha e sem espinho, a “ambience”, amarela de bordas vermelhas, e a “híbrido-chá”, sem perfume e de hastes longas, as mais famosas.

Outra espécie que desperta bastante atenção entre os fanáticos por rosas é a chamada “colombiana.”

As pétalas de rosas são vistas por boa parte da população mundial como símbolo de beleza, sensualidade, carinho e romance.

São símbolos de encanto e delicadeza, sendo as rosas as preferidas da maioria dentre outras flores.

ONDE E COMO PLANTAR

A beleza e o perfume das rosas são bons incentivos para tê-las no jardim. Mas alguns cuidados são necessários antes de escolher o melhor lugar para fazer o plantio. A começar pela incidência da luz do sol.

O ideal é cultivar a flor em lugares bem arejados, sem correntes de ar, que recebam de seis a sete horas de sol direto. E nada de excessos, pois as rosas preferem temperaturas entre 20º C e 30º C. É importante ainda apostar em substratos de qualidade (arenosos ou argilosos), caprichar na drenagem e aplicar fertilizantes a cada 60 dias.

O processo do cultivo da planta exige também momentos de adubação. O indicado é fazer três aplicações ao ano, usando adubos orgânicos ou químicos (sendo o 10-10-10 ou 10-15-10 os mais comuns). Outro aspecto fundamental da manutenção da rosa é a poda. Os meses de junho, julho e agosto são os melhores porque garantem flores na primavera.

FLORES EM ARRANJOS

Os cuidados de manutenção exigidos no caso de rosas cortadas são diferentes dos relatados acima. O recomendado pelos especialistas é deixar os botões longe da luz do sol, porém em ambientes arejados. E lembre-se de que as flores resistirão por mais tempo se tiverem as pontas de suas hastes cortadas (todos os dias) na diagonal cerca de dois centímetros.

 Benefícios

O que nem todo mundo sabe é que as pétalas de rosas são utilizadas para preparar diversos produtos existentes no mercado e possuem propriedades que auxiliam o organismo a funcionar melhor.

E que além de sua beleza e perfume incontestáveis, as rosas também se tornam essências de muitos produtos cosméticos, como cremes hidratantes, perfumes e sabonetes. Também são muito utilizadas em SPAS e clinicas de estética em aromaterapias, banhos relaxantes e máscaras para a pele. Tomar banho com pétalas de rosa numa banheira é uma excelente opção para tratar insônia, ansiedade, estresse ou hiperatividade.

Já para o preparo de chás, cada cor de rosa possui seus respectivos efeitos benéficos. A rosa amarela serve para acalmar os nervos, combater o estresse e relaxar os músculos, sendo ideal para dores musculares, de cabeça e enxaquecas causadas por estresse, entre outros males ligados ao sistema nervoso.

A rosa branca, por sua vez, é poderosa no tratamento contra alergias e irritações, em especial as que acometem a vista, como conjuntivite.

Como preparar o chá de pétalas de rosas?

Para preparar o chá de pétalas de rosas é importante, primeiramente, que elas estejam muito bem lavadas. Depois de lavá-las, leve ao fogo uma chaleira contendo um litro de água e 10 pétalas de rosas. Deixe ferver por cinco minutos, após desligar o fogo abafe a chaleira e deixe descansar. Quando estiver em temperatura agradável para ser consumida, adoce com mel ou açúcar e consuma duas vezes ao dia, preferencialmente a tarde ou noite, mas se deseje fazer compressa, a receita segue os mesmos passos da receita para preparo do chá, porém quando a temperatura estiver agradável, apenas embebe no líquido um algodão e então o repouse sobre a pele no local desejado por 15 minutos. O líquido fervido com as pétalas também pode ser utilizado para lavar o rosto ou enxaguar o corpo após o banho.

utilidades

Digestivos: incluir as pétalas das rosas em nossas refeições ajuda a limpar o intestino e a aliviar a prisão de ventre. Pode-se usar nas saladas e, inclusive, em um delicioso chá de rosas.

Propriedades adstringentes: a infusão de rosas ajuda na inflamação ocular, aliviando de imediato.

Propriedades respiratórias: utilize o fruto das rosas para melhorar gripes e resfriados. O fruto fica na planta quando a rosa seca. Cozinhe com água fervendo, com as sementes incluídas, depois coe o conteúdo e beba duas xícaras diárias.

Propriedades para a pele: Graças a água de rosas e suas incríveis propriedades, obtemos grandes benefícios na cicatrização da pele, na prevenção do envelhecimento da pele e na solução de qualquer ferida tópica.

Propriedades da água de rosas

Anti-inflamatória e descongestionante: os sinais de cansaço depois de um longo dia são aliviados por esse tônico perfumado. Se você usar a água de rosas pela manhã, por exemplo, verá como as olheiras diminuem.
Alivia a dor de cabeça: umedeça compressas ou panos e aplique-as na testa.
Alto conteúdo de vitamina C: a vitamina C é perfeita para sintetizar o colágeno e proteger o corpo dos radicais livres que provocam envelhecimento.
Relaxante.
Suaviza as manchas, as estrias e as rugas.
Previne a queda de cabelo, melhorando o fluxo sanguíneo e fortalecendo os folículos pilosos.
Graças à vitamina B, E, taninos e a pectina, a água de rosas se converte em um tônico ideal para limpar a pele e firmá-la.
Suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes fazem da água de rosas uma aliada indispensável para as aftas, as úlceras cutâneas e a acne.
o que poucos sabem é que as rosas além de terem propriedades medicinais elas também são comestíveis.
Todas as espécies de rosa são comestíveis e seu uso é indicado em sobremesas, especialmente doce em compota.

Porem as mais indicadas são as lilas, amarelas e as brancas por conterem menos perfume.

 Aprenda a fazer um deliciosa geleia de rosas

Separe 2 colheres de água de rosas, 250 ml de água, 200g de pétalas de rosas comestíveis, meio limão espremido, 1 colher de sopa de semente de anis estrelado e 300g de açúcar.

Para prepará-la, retire as pétalas de rosas, amassando-as junto com as sementes de anis estrelado. Depois, bata-os em um processador com metade do açúcar que foi separado. Coloque essa mistura em uma panela, adicionando os outros ingredientes. Use fogo médio, mexendo durante 30 minutos e retire a espuma se for preciso.

Ainda quente, transfira a geleia para um recipiente com tampa hermética, conservando-a em ambiente fresco até o momento de consumo.
Jasmim

Muito conhecida por ser uma flor que ajuda no tratamento da depressão. Seu chá também é muito utilizado nos tratamentos relativos ao sistema reprodutor feminino.
Os chineses utilizam essa flor com frequência na culinária, principalmente do seu arroz. Aprenda uma receita bem rápida e fácil de arroz com jasmim e leite de coco.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas