Quer acabar com a osteoporose? Veja estas receitas e essas SUPER dicas! - Adilson Barroso Ambientalista

Nos ajude vencer esse prêmio!

Influenciadores Digital 2018

Quer acabar com a osteoporose? Veja estas receitas e essas SUPER dicas!

osteoporose (imagem divulgação)
osteoporose (imagem divulgação)

A osteoporose é uma doença degenerativa e crônica e atinge os ossos, é mais comum aparecer depois da menopausa e tem como principais sintomas a dor nos ossos, diminuição da altura e até o aparecimento de fraturas que podem acontecer até mesmo com quedas menos graves.

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para osteoporose são as vitaminas e sucos preparados com frutas ricas em cálcio como por exemplo caju, amora e mamão.

Aqui vão algumas dicas de receitas.

Vitamina de mamão com iogurte

Ingredientes

  • 1 iogurte enriquecido em vitamina D
  • 1 fatia pequena de mamão picado (30g)
  • meio copo de suco de laranja

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador e beber a seguir.

Esta vitamina tem bastante fibra e por isso pode também ter efeito laxante.

A vitamina de laranja e mamão  é rica em cálcio e vitamina D que são nutrientes essenciais na saúde óssea. A laranja e o mamão são das poucas frutas que contêm uma boa quantidade de cálcio.

Suco de caju

Ingredientes

  • 3 cajus
  • 400 ml de água
  • açúcar mascavo à gosto

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador e beber a seguir.

Essa fruta é rica em cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos.

Suco de amora

Ingredientes

  • 200 g de amora

Modo de preparo

Passar as amoras pela centrífuga e tomar o suco logo a seguir. Se achar que a consistência do suco ficou muito espessa adicione ½ xícara de água e mexa bem.

A amora também é rica em cálcio, que ajuda a preservar os ossos e os dentes.

Além de evitar a osteoporose, as amoras são ricas em betacaroteno e vitamina A e C, evitando o envelhecimento precoce e proporcionando uma pele e cabelo mais saudáveis.

Vitamina de mamão com gergelim

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de gergelim
  • 200 mg de mamão
  •  ½ l de água e mel à gosto.

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

gergelim utilizado ajuda a fortalecer os ossos devido ao seu alto teor de cálcio e de ômega 3. Esta vitamina, além de beneficiar os ossos, também auxilia no trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre. Para usufruir dos seus efeitos sobre a saúde beba pelo menos 2 copos desse remédio caseiro diariamente.

Além da alimentação, a prática de exercício físico também é muito importante para garantir a entrada do cálcio para os ossos.

Dicas

Os melhores exercícios para quem tem osteoporose são a musculação, caminhada ou dança por exemplo, pois são atividades que ajudam a retardar a perda mineral óssea, evitando o risco de fraturas nos ossos.

A prática de exercícios físicos na osteoporose ajuda a aumentar a força muscular, melhora o equilíbrio e a postura, alivia a dor, melhora a sensação de bem-estar e ajudar na execução das tarefas e atividades diárias como arrumar a casa ou cozinhar, por exemplo.

Caminhar:

A caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes. Além disso, este exercício melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas. Indivíduos com osteoporose devem fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos, diariamente.

Dança:

A dança trabalha diretamente sobre os ossos das pernas, quadril e coluna, ajudando a retardar a perda mineral óssea. Além disso, ela melhora a circulação sanguínea e o coração.

Subir escadas:

Subir escadas é também um ótimo exercício para osteoporose, sendo recomendado trocar todos os elevadores pelas escadas, principalmente na descida, porque o impacto é maior e, por isso, há maior estimulação da produção de massa óssea.

Jardinagem:

A jardinagem é também um ótimo exercício para osteoporose, desde que seja mantida a postura correta, porque implica fazer movimentos de impacto como cortar a grama ou usar a tesoura de poda para cortar as plantas, por exemplo, que ajudam a fortalecer os ossos. A jardinagem é um ótimo exercício para fortalecer os ossos dos braços.

Musculação:

musculação exerce tensão nos músculos e ossos, ajudando a aumentar a densidade óssea e a fortalecer os ossos e o levantamento de pesos é excelente para favorecer a formação de ossos fortes e sadios.

Outros exercícios como a natação, a hidroginástica, o ciclismo, a ioga ou o tai chi chuan, apesar de não aumentarem a densidade óssea, melhoram a função cardiovascular, assim como a concentração, o equilíbrio e a força, ajudando a diminuir o risco de quedas.

Antes de praticar qualquer exercício, é importante consultar o médico para avaliar a densidade óssea e adaptar os exercícios ao condicionamento físico e idade do paciente.

Quando parar de fazer:

Os exercícios para osteoporose devem parar de ser feitos quando houver inflamação ou dor durante o exercício ou por mais de 24 horas após o exercício. Nestes casos, deve-se consultar imediatamente o médico para avaliar a situação, identificar a causa e orientar o tratamento adequado.

Exercícios menos recomendados :

Exercícios de alto impacto: como saltar, correr ou ginástica aeróbica, pois podem levar a fraturas nos ossos;

Exercícios de flexão e torção: como por exemplo tocar com os dedos das mãos nos pés ou fazer abdominais, por exemplo, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna. Outras atividades que podem exigir ter que dobrar ou torcer com força a cintura são o golfe, o tênis, o boliche e algumas posições de ioga.

Estes exercícios, apesar de menos recomendados, podem ser feitos, de acordo com a gravidade da osteoporose e o enfraquecimento dos ossos do indivíduo. Por esta razão, é recomendado consultar sempre o médico antes de praticar qualquer exercício para osteoporose.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas