Conheça o marroio: poderosa planta diurética que favorece o emagrecimento

Inscreva-se no meu canal!

Conheça o marroio: poderosa planta diurética que favorece o emagrecimento

Marroio

O Marroio, conhecido também por  hortelã-do-maranhão,  hortelã-da-folha-grossa e marroio branco, tem por nome científico Marrubium vulgare. De origem europeia,  a planta cresce no Norte da África, Ásia e América. É uma planta que tende a crescer em territórios secos com  exposição solar. Ela possui Lactona dipertênica,  ácidos fenólicos e flavonóides e taninos.

Entre tantas propriedades benéficas ao organismo, destacam-se:

  • Ação diurética: a planta pode ser uma grande aliada no emagrecimento e no bom funcionamento dos rins, evitando inchaços.
  • Ação colerética: aumenta a secreção biliar.
  • Ação expectorante: tem a capacidade de ameniar a crise de tosse.
  • Ação antipirética: atua na amenização da febre.
  • Ação digestiva: tem efeito laxante e calmante estomacal, além de reduzir os gases.

Leia também: Chá de sucupira: alivia dores na coluna, previne inflamações e combate parasitas intestinais

A planta é indicada em tratamentos relacionados ao fígado, problemas respiratórios, como bronquite e tosse e também em distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e falta excessiva de apetite.

 

Apesar dos inúmeros benefícios, o marroio deve ser utilizado com cuidado e dispensado para gestantes, lactantes, crianças e pacientes de cálculo biliar e úlcera.

Pacientes que optarem por tomar o chá de marroio, o aconselhável é ingerir apenas uma xícara de chá por dia,. Seu excesso pode acarretar arritmia e  problemas cardíacos.

É possível comprar o marroio na internet em gramas do chá de marroio ou sementes  para cultivo. Também é comum encontrar o produto em mercado e feiras. A colheita de suas flores e folhas acontece de junho a setembro.

 

 

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas