Benefícios do mamão na luta contra diabetes - Como Usar Folhas, Flores, Raízes e Polpa como Remédio - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Benefícios do mamão na luta contra diabetes – Como Usar Folhas, Flores, Raízes e Polpa como Remédio

diabetes (Imagem divulgação)
diabetes (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

Benefícios do mamão

Usado como cosmético no tratamento de pele há muito tempo pelas mulheres, na culinária para apressar o preparo de carnes, o mamão é uma fruta rica em nutrientes, muito saborosa, sabe-se que os benefícios do mamão são variados e comprovados por estudos, desde o uso da polpa do mamão, das raízes, das folhas do mamoeiro, das sementes e do látex, partes ricas em efeitos terapêuticos para o corpo humano.

Uma fruta de custo baixo, cultivada em lugares quentes, principalmente no nordeste e sudeste do Brasil, o mamoeiro precisa de solo bem adubado e úmido sem encharcar e luz solar direta. É comum nascerem mudinha do mamoeiro simplesmente por colocarmos suas sementes na terra com demais vegetais para adubação do solo, elas nascem com facilidade e as mais viçosas podem vingar e dar belos mamões no quintal de casa. O mamão é da família das Caricaceae e conhecido como Carica Papaya.

Benefícios do mamão

Nutrientes do mamão

Rico em vitamina C, além das vitaminas A, do complexo B, minerais como fósforo, cálcio e ferro, carotenoides, papaína, açúcar, sendo usado na culinária, nas indústrias de cosméticos, remédios e de alimentos, principalmente quando verdes, onde é encontrado maior concentração de papaína.

Benefícios do mamão à saúde

A fruta do mamoeiro madura tem coloração vermelha alaranjada, sabor doce e é indicada para o tratamento de várias doenças, confira abaixo:

Efeito do mamão para o intestino

Ótimo laxante e refrescante, o mamão deve ser consumido por criança, adulto e idoso. Para saber se o intestino está funcionando bem a dica é comer o mamão com algumas sementes e se após 24 horas elas saírem é porque o intestino está funcionado bem. Se sair antes das 24 horas é sinal de que os nutrientes não estão sendo bem aproveitados, se sair depois de 24 horas, o intestino está preguiçoso e precisa de atenção.

Demais benefícios…

No tratamento de doenças estomacais, a dica é comer mamão em jejum toda manhã, além de melhorar afecções do estômago, ela age como depurativo do sangue. No tratamento da má digestão, da gastrite nervosa o uso do mamão é altamente eficaz.

Pessoas com diabetes, reumatismo, angina, asma também se beneficiam ao comer mamão. Ótimo anti-inflamatório, age também na proteção ocular, prevenindo catarata, degeneração macular e glaucoma.

Rico em fibras, que vão diminuir o colesterol e prevenir doenças do coração, diminuir o inchaço abdominal por melhorar o intestino  e a digestão. A dica é comer fibras e beber água para potencializar seu efeito no intestino. Na prevenção do câncer de cólon o mamão é recomendado.

No tratamento capilar, o mamão combate a caspa e fortalece os fios.

Pouco calórico, é aliado em dietas para emagrecer.

Passar a polpa do mamão na pele ajuda eliminar manchas, rugas e amaciar a cútis.

Benefícios das sementes do mamão

As sementes do mamão são usadas para combater vermes, a dica é bater uma fatia grossa de mamão com 1 colher das de sopa das sementes do mamão e 1 xícara das de chá de água gelada e beber em seguida.

Comer em média 15 sementes de mamão ao dia ajuda desintoxicar o fígado e combater a cirrose. As sementes do mamão também agem na melhora da circulação do sangue, como antioxidante, combate o câncer, tuberculose. As sementes do mamão em pó também tem efeito terapêutico, a dica é comer 1 colher das de chá do pó das sementes com  mel.

Benefícios das flores do mamoeiro

As flores do mamoeiro agem como expectorante no tratamento de tosse, da laringite, bronquite, rouquidão e traqueite. Veja abaixo receita de xarope com flores do mamoeiro.

Xarope das flores do mamoeiro

Colocar sobre 1 xícara das de chá de flores do mamoeiro, 1 xícara das de chá de água fervente, tampar e deixar esfriar. Misture 2 colheres das de sopa de mel de abelhas e tomar uma colher das de sopa de hora em hora.

Benefícios das raízes do mamoeiro

Para tratar hemorragias dos rins e acabar com os vermes, a dica é ferver 1 xícara das de chá de raiz com 2 xícaras das de chá de água, adoçar com mel e beber em pequenas porções ao dia.

Folhas do mamoeiro

As folhas do mamão agem como digestivo quando secas, em pó ou frescas, sempre em forma de chá.

Para tratar vermes o chá da folha do mamão também é eficiente.

Látex ou leite do mamão

Combate vermes como a ameba, parasitas, lombrigas. A receita é misturar 1 colher das de sopa do leite do mamão com 1/2 xícara das de chá de água com mel para adoçar. Em seguida tomar purgante como óleo de rícino com suco de 1 limão.

Para tratar verrugas, calos, úlceras difíceis de curar, escaras, eczemas o leite do mamão é indicado.

Pau ou caule do mamoeiro

Com o caule do mamoeiro é feito um doce cuiabano que leva rapadura, gengibre e fica divino!!! Veja receita do Furrundu, doce tradicional do Mato Grosso que também pode ser feito com mamão verde ralado.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas