Farinha de feijão branco: altamente emagrecedora e capaz níveis de controlar diabetes e glicemia. Confira sua receita e benefícios

Inscreva-se no meu canal!

Farinha de feijão branco: altamente emagrecedora e capaz níveis de controlar diabetes e glicemia. Confira sua receita e benefícios

Benefícios da farinha de feijão branco

Trouxemos mais uma opção de farinha benéfica à sua saúde. Dessa vez é a farinha de feijão branco. Ela ajuda no emagrecimento e no controle do diabetes. Esta farinha contém uma proteína denominada faseolamina, que é responsável por reduzir a absorção de carboidratos.

Todo feijão é muito bom e gostoso, mas em matéria de emagrecimento, o melhor é optar pelo branco. Além de inibir a absorção dos carboidratos, também reduz as calorias ingeridas, por isto, promove o emagrecimento. Porém, esta propriedade só se conserva na farinha, que não deve ir ao fogo para ser produzida, senão perderá suas ações benéficas.

Algo curioso e positivo sobre esta farinha é que ela não traz glúten em sua compsição. Entretanto, é necessário ter cautela com o consumo em excesso. Não é aconselhável consumir diariamente e por mais de 30 dias, pois  feijões crus possuem alguns compostos que impedem a absorção de nutrientes, como o ferro.

Os grãos de feijão branco são ricos o em minerais,  como ferro, potássio e cálcio e tambpem em vitaminas E e K, além de serem menos gordurosos que os outros tipos de feijão, como o carioca e o feijão preto.

Listamos alguns dos principais benefícios da farinha de feijão branco. Confira:

Promove sensação de saciedade:  por conter grande quantidade de fibras, ela forma um gel no bolo alimentar que faz com que a digestão fique mais lenta e que  mantendo o estômago cheio por mais tempo, expandindo a distensão das paredes estomacais.

Reduz o acúmulo de gordura:  Devido ao ato de converter amido em glicose, a faseolamina e as fibras tornam lenta a absorção do do açúcar, evitando picos de glicemia no sangue. Portanto, será produzido menos insulina, que é o hormônios responsável por equilibrar a glicose das células associadas a gordura nos tecidos adiposos.

Leia também: Farinha de amora: auxilia na perda de peso e previne o organismo de diversas infecções. Confira!

Promove o emagrecimento: por reduzir a absorção de carboidratos devido a faseolamina, tambpem inibe parte da ação da enzima alfa-milase, que transforma o amido dos alimentos em glicose. Assim, os carboidratos não são digeridos, tendo 20% de sua composição absorvida pela farinha.

Controle da glicemia:  este controle também é capaz de prevenir o diabetes tipo 2, pois com o tempo, o tanto de insulina que circula no organismo causa uma tolerância de alguns tecidos e órgãos a esse hormônio. o que faz com que seja produzido mais insulina para se alojar nessas células na mesma quantidade de glicose.  Para os pacientes de diabetes, é importante manter glicemia mais controlada, para manter seu quadro estável e adaptado ao tratamento.

Estimula o trânsito intestinal:  o gel produzido pelas fibras ajuda o fluxo do bolo alimentar e fecal a circularem pelo sistema digestivo, reduzindo os riscos de  constipação.

A quantidade recomendada de farinha de feijão branco é cerca de de 5 gramas, o qu equivale a uma colher de café. Pode ser consumida diluída em água meia hora antes do almoço e do jantar, além detambém podee ser usada em pratos, sem exceder o consumo de 30 gramas diárias e nem por mais de 30 dia, para que os compostos do feijão cru não atrapalhem a absorção de nutruientes.

A farinha de feijão branco pode ser polvilhada em  saladas, iogurtes e sucos ou usada em bolo, panquecas, e tortas. Você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais físicas ou na virtuais. Mas, se preferir produzir em casa, pegue um punhado  de feijão branco cru, lave-o e coloque-o para secar ao sol ou envolto em papel toalha. Nunca coloque-o no forno para que não perca suas propriedades. Após sua secagem,   triture no liquidificador ou processador de alimentos para afinar a farinha. É aconselhável triturar  o feijão aos poucos e depois peneirar, guardando em um recipiente  em pequenas porções. Guarde até 30 dias na geladeira.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores