Conheça neste artigo a espelta: um eficaz e surpreendente substituto do trigo, extremamente benéfico à saúde

Inscreva-se no meu canal!

Conheça neste artigo a espelta: um eficaz e surpreendente substituto do trigo, extremamente benéfico à saúde

Espelta

A espelta é um determinado com sabor levemente adocicado. Ele é capaz de substituir o trigo em diversas receitas e também pode ser  consumido como farinha, grão ou broto. Possui uma grande concentração de proteínas, devido a sua capacidade hidrossolúvel e também por ser um alimento fácil de ser digerido, devido a pouca quantidade de glúten.

Ainda pouco conhecido no Brasil, este grão vem ganhando espaço nos pratos,  devido ao valor nutricional que é maior que o do trigo e por suas inúmeras propriedades benéficas.

As propriedades e benefícios deste grão são compostos por fibras, vitaminas do complexo de B, magnésio, cobre, ferro e fósforo. O alimento é capaz de acelerar o metabolismo do organismo e diminuir o colesterol LDL do sangue. Além disso, suas propriedades são capazes de regularizar a glicemia no fluxo sanguíneo.

Leia também: Já conhece os benefícios do guaraná? Saiba que ele é antioxidante, anti-inflamatório e capaz de tratar muitas doenças. Confira

A espelta também oferece um grande reforço ao sistema imunológico. Isso ocorre devido a quantidade de vitamina B3, presente no grão e que poissui ação antibacteriana. É indicada para  problemas de circulação e dificuldades nas glândulas suprarrenais.

Além de todos esses benefícios, é importante ressaltar que o  cobre presente em sua composição ajuda na regeneração da pele, devido a sua eficácia na cicatrização de lesões cutâneas e feridas. Também tem o poder de remover cicatrizes e linhas visíveis.

Existem algumas maneiras interessantes de utilizar e consumir a espelta. Uma delas é como grão, adicionando-o à farinhas e sopas ou até mesmo em substituição do trigo tradicional em qualquer receita. Se consumida como farinha, a espelta é uma excelente alternativa para pessoas que são intolerantes ao gluten. Em grão, é uma excelente forma de extrair o benefício do complexo B e de suas proteínas. Também pode ser cozido em forma de broto e servir de acompanhamento para saladas a base de ervas secas e de legumes. Dessa forma, desenvolve-se a capacidade do alimento destruir amidos resistentes em açúcares, favorecendo a digestão.

 

 

Inscreva-se no meu canal!


Melhores