Dicas e tratamento contra a irritação no intestino - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Dicas e tratamento contra a irritação no intestino

irritação (Imagem divulgação)
irritação (Imagem divulgação)

O fator psicológico é muito importante quando sofre de intestino irritável, por isso devemos lidar com nossas situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

A síndrome do intestino irritável, conhecida como síndrome do intestino irritável, é uma doença intestinal recidivante crônica. Isto é, com recaídas, de causa desconhecida e caracterizada por dor abdominal acompanhada de diarréia, constipação ou alternância de ambos os sintomas.

No momento, as causas desta doença são desconhecidas , cujos desencadeantes são mudanças na motilidade do intestino e na sensibilidade da mucosa intestinal.

Acredita-se para ter um fator psicológico muito importante, ou seja, o stress, a ansiedade e nervosismo podem ser desencadeantes episódios de cólon irritável . Embora as causas hormonais, de intolerância a certos alimentos (diferentes para cada paciente) ou genética, também foram propostas.

Sintomas do intestino irritável

O intestino irritável é um transtorno que pode aparecer em qualquer idade , mas é feito na maioria das vezes na adolescência ou no início da idade adulta. É mais comum nas mulheres.

É uma síndrome com grande variabilidade de sintomas, embora haja um comum em todos os pacientes, dor abdominal. Isso pode ser acompanhado de constipação, diarréia, alternância de ambos, inchaço abdominal, meteorismo ou sensação de evacuação incompleta.

*ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO, CONSULTE UM MÉDICO!

LEIA TAMBÉM:
Conheça agora o Super Alimento do Futuro!

É uma doença crônica. Existem pacientes que costumam ter exacerbações devido à presença de gatilhos, que podem durar alguns dias ou semanas e depois melhorar. E há pacientes que podem ter sintomas mais ou menos contínuos. Muitos também muitas vezes têm problemas de ansiedade ou depressão.

Não há teste ou teste que diagnostique o intestino irritável. O médico, na explicação dos sintomas, pedirá testes para descartar outras doenças gastrointestinais e, em vista da normalidade de todas elas, e, juntamente com uma história médica completa, diagnosticará a síndrome.

Tratamento da doença

Quando a causa é desconhecida, é impossível encontrar o tratamento para evitar a doença . O tratamento será direcionado para paliar os próprios sintomas de cada paciente, portanto, será individualizado para cada um, e esta é a tarefa do gastroenterologista.

Aqui vamos dar uma série de dicas e medidas dietéticas para minimizar suas exacerbações e a intensidade de seus sintomas:

Dieta baixa em gordura e alta em proteínas (carne e peixe)

Evite alimentos que cada paciente desencadeia ou piora os sintomas . Alimentos que são mais frequentemente prejudiciais são: especiarias, álcool, tônica, sopas, cacau, produtos lácteos, queijos, pastelaria, bolos, sorvete, manteiga…

Evite bebidas com gás e alimentos flatulentos como grão-de-bico, lentilhas, feijão, repolho, couve-flor, cebolas , alho-poró, ervilhas, nozes e enlatados.

Evite refeições abundantes, coma lentamente e manceie bem.
Mantenha um horário de refeições fixas e tente sempre evacuar ao mesmo tempo e sem pressa, de preferência após o café da manhã.
Exercício físico adequado à idade (andar, nadar) e evitar a inatividade física.
A dor abdominal pode ser aliviada pela aplicação de calor local suave.
Evite o uso de laxantes .
Evite, na medida do possível, situações que causem estresse ou nervosismo.

Como podemos limpar os intestinos?

Os intestinos são uma parte primordial do nosso corpo , pois cumprem várias tarefas de grande importância: eles decompõem todos os restos de alimentos para que os nutrientes sejam de fácil absorção, elimina os elementos prejudiciais, entre outros mais.

No entanto, em mais de uma ocasião, os intestinos são afetados e é necessário realizar uma purificação. Para saber quando limpá-los, é necessário detectar certos problemas :

Halitose
Acidez ou refluxo
Pesagem ou má digestão
Diarreia e gás
Dor de cabeça
Insônia

Inscreva-se no meu canal!


Melhores