Venha conversar comigo!
Uma das medidas mais convenientes para ajudar a dissolver pedras nos rins é beber bastante líquido ao longo do dia.
Pedras nos rins são massas sólidas compostas de pequenos cristais. Uma ou mais pedras podem ocorrer ao mesmo tempo no rim ou no ureter . É uma condição muito dolorosa que pode apresentar sintomas como:
- Dor abdominal.
- Dor no lado ou nos rins .
- Produz náusea e vômito.
- Desejo frequente de urinar e ardor ao fazê-lo.
- Dor nos órgãos genitais.
- Presença de sangue na urina.
O principal fator de risco para a formação de cálculos renais não é beber bastante líquido. No entanto, não é o único, pode haver outros.
Tipos de pedras nos rins
- Cálcio: são os mais comuns. O cálcio pode ser combinado com outras substâncias para formar essas substâncias, sendo a união com o ácido oxálico a mais comum. O oxalato é uma substância encontrada naturalmente nos alimentos que também é produzida pelo fígado. Algumas frutas e legumes são ricos em oxalato.
- Cistina: essas pedras se formam em pessoas com um distúrbio hereditário que faz com que uma grande quantidade de certos aminoácidos seja excretada pelos rins (cistinúria).
- Estruvita: As pedras de estruvita se formam em resposta a uma infecção , como uma infecção do trato urinário.
- Ácido úrico: eles podem se formar em pessoas que não bebem bastante líquido ou que perdem muito líquido, naqueles que consomem uma dieta rica em proteínas ou naqueles que têm gota.
Ajuda a dissolver pedras nos rins
As seguintes bebidas naturais foram projetadas para serem incluídas em um estilo de vida saudável e apoiar o tratamento prescrito pelo médico. Portanto, eles não se destinam a substituir medicamentos, mas a ajudar a pessoa a beber bastante líquido ao longo do dia.
Vamos ver quais são as opções abaixo.
1. dente de leão
O dente-de – leão é uma planta indicada na monografia da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) como medicamento tradicional (MTP) para distúrbios digestivos leves e para aumentar a quantidade de urina e limpar o trato urinário e os rins. .
Para preparar uma infusão , a raiz e as folhas são misturadas . Para fazer isso, deixe ferver 1-2 colheres de chá da mistura em cerca de 150 ml de água. Em seguida, retire-o do fogo e deixe descansar por 15 minutos.
Por fim, filtre a infusão e adoce-a ao seu gosto. É aconselhável tomar uma xícara de manhã e outra à noite .
2. Bearberry
Para a infusão de uva-ursina, as folhas de uva-ursina são combinadas com outras plantas diuréticas e purificadoras, como rabo de cavalo , folhas de bétula e arenária.
Primeiro, você deve ferver um litro de água com 4 colheres de sopa da mistura de plantas por alguns minutos. Depois de descansar, você filtra a infusão e pode beber durante o dia.
3. Bardana
Possui inulina, fitoesterol e ácidos fenólicos, entre outros compostos. Sua composição fornece propriedades como: anti – séptico, alcalinizante, diurético, depurativo, colagogo e anti-inflamatório.
Prepare uma infusão com uma colher de chá de bardana por xícara de água . Adicione água quente e deixe descansar por 4 minutos.
4. Urtiga
A urtiga é um diurético natural usado desde os tempos medievais , favorece a eliminação do excesso de líquidos no organismo. As propriedades da urtiga fazem com que a infusão seja feita, ela nos ajuda a impedir a formação de pedras nos rins e dissolver as que existem.
A infusão é feita com 1 xícara de folhas de urtiga muito bem lavadas e 2 xícaras de água; recomenda-se beber entre 1 e 2 xícaras por dia.
Medidas diárias de grande ajuda
- Beba bastante água ao longo do dia: a qualquer momento, seu médico poderá solicitar que você meça a quantidade de urina que você passa para garantir que você beba água suficiente. Se você mora em um clima quente e seco ou se exercita com freqüência, precisará beber mais água para produzir urina suficiente. Se a urina é clara e transparente, você provavelmente está bebendo água suficiente.
- Coma menos alimentos ricos em oxalatos: é recomendável reduzir alimentos ricos em oxalatos, como espinafre, acelga, batata doce, nozes, chá, chocolate, pimenta preta e produtos de soja.
- Mantenha uma dieta pobre em sal e proteína animal: diminua a ingestão de sal e escolha fontes de proteína não animal.
Em suma, é de extrema importância manter um estilo de vida saudável para evitar a formação de pedras nos rins e reforçar o tratamento prescrito pelo médico (caso já existam e seja necessário dissolvê-las).
Adicionar Comentário