Como calcular os dias férteis na mulher - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Como calcular os dias férteis na mulher

férteis (Imagem divulgação)
férteis (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

Calcular os dias férteis do ciclo menstrual é de grande ajuda, tanto se quiser engravidar como se quiser evitá-lo. No entanto, precisá-los com total certeza não é tão fácil. Sempre é uma aproximação.

O calendário de ovulação, os exames para medir os níveis hormonais, os equipamentos para medir a temperatura ou a composição do muco do colo uterino são inexatos para calcular os dias férteis de cada mulher.

Para engravidar é bom saber quais são os dias de fertilidade. Para evitar uma gravidez, igualmente. No entanto, determinar esse período fértil com uma precisão de 100% não é possível. Calcular os dias férteis é sempre uma aproximação.

Como calcular os dias férteis?

O ciclo menstrual é o intervalo de tempo que transcorre entre duas menstruações. O primeiro dia da menstruação é o começo de um novo ciclo. Cada mulher tem um ciclo individual, que pode variar de um mês para mais ou menos.

Além disso, a duração do ciclo costuma mudar ao longo da vida. Seu ciclo pode já ter sido de 26 dias aos 18 anos, e dez anos depois pode variar e durar mais dias ou talvez menos. Também mudará após a gravidez.

Ter ciclos menstruais irregulares não deve ser motivo de preocupação. São considerados normais. Somente merecem mais atenção caso queira engravidar, ou se está preocupada com uma amenorreia (ausência de menstruação), sem que tenha ocorrido uma gravidez.

Quando ocorre a ovulação?

Em um ciclo de 28 dias, o regular, a ovulação ocorre no dia 14 do ciclo, aproximadamente. Isso significa que os dias férteis em um ciclo menstrual regular será mais ou menos entre os dias 8 e 15 do mês. Assim, os dias férteis são uns 6 a 5 dias prévios à ovulação e o próprio dia da ovulação.

O óvulo pode sobreviver de 12 a 18 horas depois de ser liberado, depois morre, com isso marca o fim dos dias férteis para as mulheres com ciclo menstrual regular. No entanto, nem todas as mulheres têm um ciclo regular com a mesma duração de dias, mês a mês.

Como calcular os dias férteis em ciclos irregulares?

Precisar o período fértil em mulheres com ciclos irregulares é mais difícil. As estimações podem falhar tanto para engravidar como para evitá-lo. Se a menstruação desce em dias diferentes do ciclo, é fácil cometer erros seguindo a conta dos dias.

Contudo, caso queira calcular os dias férteis em um ciclo menstrual irregular com seu calendário, isso é o que deverá fazer. Primeiramente, anote durante 6 meses a um ano a duração de cada ciclo menstrual. Um mês dura 22, outro 27, outro 31 e assim sucessivamente. Logo depois de ter essas anotações, deverá aplicar uma fórmula.

No ciclo mais curto subtraia 18 dias, e no ciclo menstrual mais longo subtraia 11 dias. Por exemplo, se o ciclo mais curto foi de 22 dias e o mais longo foi de 31 dias, então: 22 – 18 = 4 e 31 – 11 = 20, ou seja, seu período fértil será entre os dias 4 e 20 do ciclo. Uns 17 dias, imprecisos e muito estendidos, nos quais deverá programar seus encontros sexuais, caso queira engravidar.

Quando se tem um ciclo irregular, o mais seguro é recorrer aos testes de ovulação que são vendidos em farmácia e seguir as instruções rigorosamente. É a melhor maneira de determinar os dias de fertilidade, seja para prevenir ou propiciar uma gravidez.

Conhecer os dias férteis serve para algo mais?

Sim. Conhecer quais são os dias férteis tem outra utilidade. Se, além de engravidar, já sonha que será menino ou menina, conhecer os dias férteis pode ajudar. Caso queira uma menina deve ter relações sexuais entre 5 a 3 dias antes da ovulação. Os espermatozoides X, mas resistentes, esperarão a chegada do óvulo.

Por outro lado, se prefere ter um menino, o encontro sexual deverá ser 24 horas antes ou no mesmo dia da ovulação. Os espermatozoides Y, responsáveis por dar o caráter masculino ao bebê, são mais rápidos em sua viagem até o óvulo, mas são mais fracos. Por isso, suas relações deverão ser no dia exato de sua ovulação.

Quais sintomas indicam os dias férteis?

Para precisar os dias de fertilidade, é bom reconhecer os sinais que o corpo envia. Entre os sintomas que indicam que a ovulação se aproxima estão:

  • Notará um aumento de líquido na vagina, muito parecido com a clara do ovo. A liberação do hormônio estradiol produz mais líquido vaginal que o habitual. Este é o mecanismo natural de lubrificação do canal vaginal.
  • As espinhas são o sinal mais detestável para todas, mas efetivamente indicam que estamos ovulando. Nesta fase, a pele se torna mais oleosa, inclusive após a adolescência.
  • Há um leve aumento na temperatura corporal, que coincide com a liberação dos óvulos por parte dos folículos. A progesterona é a responsável por este aumento da temperatura corporal em 0,3 a 0,8 ºC.
  • Aumenta a libido sexual. Isso se deve ao aumento dos níveis hormonais. Sente-se mais atrativa e com maior desejo sexual. Seu corpo se converte em seu cúmplice!
  • Há um aumento do apetite durante a fase de ovulação. O corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.
  • É possível sentir uma leve dor na parte baixa do ventre, dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem. É uma indicação de que está ovulando.
  • O pior e mais evidente: a mudança de humor. A irritabilidade e instabilidade emocional se fazem presentes.

Considerações finais

Conhecer o próprio corpo é muito efetivo para desfrutar da sexualidade, seja para engravidar ou para postergá-lo. Lembre-se de fazer uma visita anual ao ginecologista para verificar se tudo está em ordem com seu ciclo menstrual e com a saúde de seu aparelho reprodutor.

Por fim, levar uma vida saudável e equilibrada é fundamental para fortalecer a fertilidade. Evite o estresse, relaxe e desfrute dos encontros com seu parceiro, enquanto decide o momento de iniciar a mais maravilhosa das buscas.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas