Estudos revelam que o cacau pode ser essencial no tratamento de diabetes

Inscreva-se no meu canal!

Estudos revelam que o cacau pode ser essencial no tratamento de diabetes

Cacau atua no tratamento de Diabetes

Apesar de ser o principal composto do chocolate, que é um alimento perigoso aos diabéticos, o cacau possui um componente que pode ser usado no tratamento de diabetes, conforme estudos recentes da  Universidade Brigham Young, nos EUA.

Parece contraditório, mas é importante esclarecer que os pacientes de diabetes devem evitar o consumo de chocolate devido ao açúcar que compõe o produto e, no caso da descoberta no cacau, trata-se de um componente isolado no fruto.

O organismo humano conta com células betas, que tem a função de secretar insulina na corrente sanguínea. Essas células estão localizadas no pâncreas e entram em ação cada vez que um pico de glicose é identificado. Essas células também  são responsáveis por secretar uma substância chamada amilina, que interrompe a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea.  No pacientes de diabetes, essas células não pouco funcionam, o que acarreta um acúmulo de açúcar no sangue.

Leia também: Utilize babosa para tratar diabetes

Conforme informações de Michael Franco, divulgadas no site New Atlas, os pesquisadores desta universidade isolaram um composto no cacau capaz de auxiliar no tratamento do diabetes tipo 2 que afeta a forma que o organismo metaboliza a glicose. Os pesquisadores descobriram que compostos chamados monômeros de epicatequina  encontrados no cacau aumentam a habilidade das células beta de secretar insulina, o que, estimula os diabéticos a corrigirem sua condição.

As mitocôndrias convertem o oxigênio e nutrientes em ATP, que é uma molécula que se ocupa de transferir energia por meio do organismo. Os cientistas notaram em seus experimentos que o composto do cacau faz com que as mitocôndrias das células beta se fortaleçam —  o que as leva a produzir mais ATP e produz uma maior liberação de insulina no organismo.

É importante ressaltar que esta descoberta não permite o consumo exagerado de chocolate, até mesmo os que não possuem açúcar, fortalecer mitocôndrias e equilibrar os níveis de glicose. Antes de iniciar um tratamento a base de cacau, é importante consultar o médico especialista em diabetes para orientar qual é a forma correta de uso.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores