Acabe com os piolhos de uma vez por todas com essas receitas e dicas NATURAIS - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Acabe com os piolhos de uma vez por todas com essas receitas e dicas NATURAIS



Venha conversar comigo!

Todas as crianças na escola ou na creche precisam se prevenir contra os piolhos. Caso seja tarde demais e o(a) seu(sua) filho(a) já tenha piolhos, também existe a possibilidade de acabar com este incômodo de modo natural. Ninguém nunca quer pensar a respeito dos piolhos, mas, inclusive, a criança mais limpa pode levá-los para casa.

Na escola, no pátio na hora do recreio, nas partidas de jogos e na creche são apenas alguns dos lugares nos quais uma criança pode pegar piolhos. Veja algumas dicas de como acabar com eles de modo mais natural. Matar os piolhos de forma segura e sem venenos, afinal já é suficientemente incômodo seu filho chegar em casa da escola com piolhos, agora imagine ainda ter que colocar veneno na cabeça dele.

Como identificar Piolhos na Cabeça

A infestação de piolhos na cabeça e couro cabeludo, também conhecida como Pediculose capilar, é a mais comum nas crianças e provoca sintomas como:

  • Coceira intensa no couro cabeludo;
  • Pequenas feridas na cabeça;
  • Surgimento de pequenos pontinhos brancos na região do couro cabeludo.

Os pontinhos brancos fazem lembrar caspa e apenas podem ser observados quando o couro cabeludo é examinado bem de perto, indicando a presença de lêndeas. Os piolhos são marrons ou pretos, sendo por isso mais difíceis de observar pois confundem-se facilmente com o cabelo.

Remédios Caseiros Para Eliminar Os Piolhos:

Alho: O forte cheiro de alho pode sufocar os piolhos e terminar matando-os. Esmague 8-10 dentes de alho em uma pasta e misture com 2-3 colheres de chá de suco de limão.

Aplique a mistura no couro cabeludo e esfregue exaustivamente. Deixe descansar por meia hora. Enxágue com água quente.

Óleo de Bebê: Outro tratamento natural eficaz para combater piolhos consiste em uma mistura de óleo de bebê, detergente para roupas e vinagre branco (só um pouco). Acredita-se que o óleo de bebê também pode sufocar os piolhos.

Despeje um pouco de óleo de bebê no cabelo e penteie suavemente com um pente de piolhos para que caiam os piolhos.

Lave o cabelo com detergente para roupa e água quente. Antes de ir para a cama, coloque um pouco de vinagre branco sobre o cabelo e cubra com uma toalha.

Durma a noite com a toalha enrolada ao redor do couro cabeludo. Na parte da manhã, lave o cabelo com seu shampoo regular e aplique um pouco de condicionador.

Repita o processo durante 2-3 dias para conseguir os melhores resultados.

Azeite de Oliva: O azeite de oliva sufoca os piolhos de forma eficaz e os elimina. Aplique qualquer tipo de azeite de oliva generosamente no cabelo antes de ir para a cama.

Coloque uma touca de banho ou uma toalha em volta do cabelo para que o azeite faça efeito durante a noite. Na parte da manhã, penteie o cabelo com um pente para piolhos.

Lave o cabelo com um shampoo de ervas que contenha óleo da árvore do chá.

Vinagre Branco: Outro método seguro e acessível para eliminar os piolhos é o vinagre branco. O vinagre branco contém ácido acético, que pode matar os piolhos.

Misture quantidades iguais de água e vinagre branco. Sature o cabelo e couro cabeludo com a solução.

Cubra o cabelo com uma toalha ou touca de banho e deixe que faça efeito durante 1-2 horas. Mergulhe o pente de piolhos no vinagre branco e penteie o cabelo.

Você também pode lavar o cabelo com vinagre branco antes e após cada lavagem com shampoo.

Óleo de Semente de Gergelim: Suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e inseticidas fazem do óleo de semente de gergelim, um poderoso remédio natural para piolhos.

Misture ¼ xícara de óleo de gergelim, 1/8 copo de óleo de neem, uma colher de chá de óleo da árvore do chá, ½ colher de chá de óleo essencial de eucalipto, ½ colher de chá de óleo essencial de alecrim e 10 gotas óleo essencial de lavanda.

Lave o cabelo com vinagre de maçã e deixe secar. Aplique o óleo no cabelo e couro cabeludo, cubra com uma touca de banho (ou toalha) e deixe fazer efeito durante a noite.

Retire as lêndeas

Depois do shampoo, enxágue  o cabelo e o coro cabeludo com vinagre. Esse afrouxa a substância que mantém as lêndeas presas nos fios do cabelo. Em seguida, enxágue com água morna.

Muitas lêndeas (ovos) são eliminadas ao você enxaguar com água após a aplicação do vinagre, no entanto, você ainda terá que lidar com as lêndeas restantes. A maionese pode não matar as lêndeas mais jovens, já que os piolhos ainda não estão desenvolvidos para necessitarem de ar. Inclusive se você não eliminar as lêndeas, dificilmente as escolas e creches permitirão que seu filho retorne.

Penteie todo o emaranhado do cabelo com um pente comum, depois penteie com um pente exclusivo para eliminar as lêndeas e os piolhos. O pente pode ser adquirido em uma farmácia.

Vaselina: A vaselina tem um efeito sufocante sobre os piolhos saqueadores. Aplique uma camada espessa de vaselina sobre o couro cabeludo antes de dormir. Cubra o cabelo com uma touca de banho e deixe que faça efeito durante toda a noite.

Receitas:

Ingredientes:

 

  • 30 ml de azeite
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 10 gotas de óleo essencial de malaleuca

Modo de preparo

Misture os ingredientes num recipiente até obter uma mistura homogênea. Depois, utilizando um algodão, passe o remédio por todo o couro cabeludo, esfregando bem especialmente na raiz do cabelo. A seguir, cubra com uma touca e aguarde por 2 a 3 horas, para matar todos os piolhos e lêndeas, antes de lavar o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos.

Depois de lavar o cabelo, passe um pente fino, mecha por mecha. Entre cada passagem do pente é muito importante verificar se existem piolhos agarrados no pente e, caso existam, deve-se remover antes de voltar a passar o pente nos cabelos.

Ingredientes

  • 1 punhado de arruda
  • 1 punhado de fubá
  • 4 xícaras de água

Modo de preparo

Adicionar a arruda na água fervente e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Depois adicionar o fubá e mexer bem, evitando que se formem caroços. Quando a mistura estiver com a consistência de mingau, está pronta para ser utilizada.

Deixar a mistura esfriar e aplicar ao longo dos fios e no couro cabeludo. A seguir, envolver os cabelos com uma touca e deixar o remédio agir por aproximadamente uma hora. Após o tempo determinado o cabelo deve ser lavado com bastante água e com shampoo neutro. Para uma melhor eficácia é recomendado passar um pente fino para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, com o auxílio de um pedacinho de algodão, espalhar esta receita caseira em todo o couro cabeludo da pessoa infetada e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

Depois desse tempo, deve-se passar um pente fino por todo cabelo e lavar a cabeça com um shampoo neutro ou anti-resíduos. Por fim, é importante passar novamente o pente fino por todo cabelo.

Esta solução caseira para piolhos deve ser repetida 14 dias após a primeira aplicação, pois algumas lêndeas, que podem ter ficado no cabelo, já se tornaram piolhos, sendo mais fácil eliminá-los.

Lavar o cabelo com chá de Arruda

Um excelente remédio caseiro para tratar a infestação de piolhos e lêndeas é lavar o cabelo com chá de arruda, pois ele elimina os piolhos e acalma a coceira no couro cabeludo.

Você pode aplicar o chá nos cabelos já molhados antes de passar o pente fino e assim eliminar naturalmente os piolhos e seus ovos.

Ingredientes

  • 40 g de folhas de arruda
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas de arruda na água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Tampar, deixar amornar e depois coar. Depois que o chá estiver pronto você deve aplicar esta infusão nos cabelos, com auxílio de um pedaço de algodão ou gaze ou simplesmente jogando esse mistura, garantindo que todo o cabelo fica molhado.

A seguir você deve enrolar uma toalha na cabeça e deixar a infusão de arruda agir por 30 minutos. Depois lavar os cabelos com shampoo, aplicar condicionador e não enxaguar, passando m pente fino em cada mecha de cabelo para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

Usar spray de citronela

A citronela afasta os insetos, inclusive os piolhos porque tem um aroma muito intenso, que eles não gostam.

Ingredientes

  • 150 ml de glicerina líquida
  • 150 ml de tintura de citronela
  • 350 ml de álcool
  • 350 ml de água

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e colocar num recipiente bem fechado. Aplicar diariamente nos cabelos e na raíz, deixando atuar por alguns minutos.

Ingredientes

  • Óleo essencial de tomilho
  • Shampoo com amargoseira

​Modo de preparo

Adicionar 3 gotas do óleo essencial de tomilho no shampoo de amargoseira e misturar bem. Depois, aplicar a mistura nos cabelos molhados com uma leve massagem, deixando agir por 5 minutos. Após o tempo determinado enxaguar bem o cabelo com água morna e passar um pente fino para retirar os piolhos e lêndeas mortas.

Dicas:

Penteie os cabelos molhados. Use um pente fino para passar em toda a extensão dos cabelos molhados e com condicionador. Ele pode remover os piolhos e algumas lêndeas se o procedimento for repetido por algumas semanas

  • Compre o pente fino em uma farmácia, mercado ou outra loja.
  • Molhe os fios e passe um creme ou condicionador para lubrificá-los.
  • Passe o pente fino nos cabelos pelo menos duas vezes em cada sessão.
  • Repita o procedimento a cada três ou quatro dias por algumas semanas.
  • Quando você parar de encontrar piolhos, continue passando o pente fino por no mínimo mais duas semanas.
  • Direcione uma luz para o couro cabeludo para iluminar o local que você estiver penteando.
  • A lupa também pode ajudar a enxergar melhor a região que está sendo examinada.
  • Penteie mechas de 2,5 cm a 4 cm começando no couro cabeludo e indo até as pontas. Não se esqueça de limpar o pente fino com um pano e água quente assim que terminar cada mecha.
  • Prenda as mechas de cabelo que já foram penteadas para não se confundir e acabar pulando alguma parte do couro cabeludo.
  • Limpe utensílios domésticos. Embora os piolhos não costumem sobreviver por mais de um dia fora do couro cabeludo, é interessante limpar todos os utensílios domésticos por precaução.
  •  Lave e higienize todos os objetos usados nos últimos dois dias pela pessoa que está com o problema.
  • Lave as roupas de cama, bichos de pelúcia e roupas de uso pessoal com água quente e sabão. A água deve estar igual ou acima de 55 ºC. Passe os itens com ferro.
  • Lave itens de cuidados capilares como pentes, escovas e acessórios com água quente e sabão.
  • Deixe-os de molho na água aquecida a mais de 55 ºC por cinco a dez minutos.
  • Guarde todos os utensílios que você não puder limpar imediatamente em um saco plástico selado por duas semanas para impedir que os piolhos e as lêndeas obtenham oxigênio.
  • Passe aspirador no chão e nos móveis estofados.
  • Use shampoo contra piolhos e lêndeas

    Você deve comprar na farmácia um shampoo contra piolhos e lêndeas e lavar o cabelo, deixando atuar durante alguns minutos conforme a indicação da embalagem. Enxague e aplique um condicionador ou creme de massagem e penteie o cabelo, removendo todos os nós. Enxague com água e depois seque com a toalha.

  • Passe pente fino

    A seguir, com o cabelo ainda úmido, passe um pente fino em cada mecha do cabelo, tendo o cuidado de verificar se passa o pente desde a raíz do cabelo. Você pode fazer isso num local bem claro e colocar uma toalha ou lençol branco em cima da mesa, por exemplo. Depois peça a pessoa para olhar para baixo e jogar o cabelo todo para frente para que ao pentear, os piolhos possam cair no lençol sendo facilmente identificados.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas