4 tratamentos alternativos para controlar o ronco

ronco (Imagem divulgação)
ronco (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

O ronco pode ser causado por certos problemas de saúde ou hábitos de vida. Portanto, alguns tratamentos alternativos podem ajudar a controlar suas causas.

Controlar o ronco naturalmente é o objetivo, não apenas daqueles que o sofrem, mas principalmente daqueles que dormem com ele. Além disso, o ronco diário está associado a outros problemas de saúde , como distúrbios cardiovasculares ou respiratórios.

Neste artigo, compartilhamos alguns tratamentos alternativos cujas propriedades foram estudadas, embora seu uso, em alguns casos, responda apenas a dados anedóticos. No entanto, com eles, conseguimos controlar o ronco e evitar outras opções mais invasivas.

Tratamento de ronco

O ronco é o resultado da resistência na passagem do ar para os pulmões e também é um sintoma de problemas respiratórios. Quando são roncos significativos, é considerado um distúrbio do sono .

Por muitos anos, o tratamento definitivo tem sido a cirurgia. Isso consistia na estimulação elétrica dos músculos dilatadores do trato respiratório superior.

O CPAC para controlar o ronco

O CPAC é um dispositivo de pressão positiva contínua das vias aéreas . O médico é quem prescreve esse dispositivo para tratar a apneia do sono e, como conseqüência, também controla o ronco.

Este dispositivo usa a pressão do ar para pressionar a língua e abrir a garganta, para que o ar possa passar com mais facilidade. No entanto, este sistema também pode ter alguns efeitos colaterais. 

Tratamentos alternativos para controlar o ronco

1. Dieta com baixo teor de sódio

Para começar, embora ainda exista pesquisa, é proposta uma dieta pobre em sódio e rica em alimentos diuréticos . Isso pode ser benéfico no controle do ronco, pois reduziria o conteúdo de fluidos corporais, associados ao agravamento da apneia do sono .

Na hora de dormir, esses fluidos viajam das pernas ao pescoço. Portanto, combater a retenção de líquidos pode aliviar a rouquidão . E para isso, são propostas as seguintes diretrizes:

  • Elimine o sal da dieta.
  • Tempere com temperos , ervas, alho, cebola, limão, etc.
  • Não consuma alimentos processados, como molhos, sopas, salsichas, enlatados, molho de soja, queijo, etc.
  • Aumente a ingestão de frutas, saladas e legumes em geral.

2. Gengibre, açafrão e alho

Em segundo lugar, propomos três alimentos medicinais que se destacam por suas propriedades anti-inflamatórias: gengibre, açafrão e alho. Ao consumi-los regularmente, pode reduzir a inflamação das vias aéreas que promove o ronco.

Esses alimentos podem ser incorporados à nossa dieta ou ingeridos em suplementos. Além disso, eles também são poderosos  remédios antioxidantes e purificantes que nos ajudarão a melhorar nossa saúde geral.

3. Magnésio

O terceiro tratamento alternativo para controlar o ronco seria um suplemento de magnésio . Este mineral demonstrou ser eficaz no equilíbrio do sistema nervoso, reduzindo a inflamação e melhorando a qualidade do sono, entre outras virtudes.

No entanto, este suplemento deve ser acompanhado por outras melhorias em nossa dieta e estilo de vida para observar uma melhora. Além disso, sempre recomendamos tomar os suplementos sob supervisão médica.

4. Hipnoterapia

Hipnoterapia é um tipo de psicoterapia que utiliza métodos guiados de relaxamento e concentração intensa. Até recentemente, era utilizado como tratamento alternativo para alcoolismo e redução de peso.

No entanto, pesquisas mostram como essa técnica de hipnose pode ajudar uma pessoa a se virar quando começa a roncar. Isso seria alcançado através da auto-hipnose e, com o tempo, reduziria a intensidade e a duração do ronco. 

Tratamentos que não funcionam para controlar o ronco

Hoje, podemos encontrar muitos dispositivos ou produtos que prometem nos ajudar a controlar o ronco de uma maneira simples e natural. Eles são muito tentadores porque prometem resultados rápidos e, geralmente, a um bom preço. No entanto, na maioria dos casos, sua eficácia não foi comprovada.

Alguns desses produtos são:

  • Pulseiras anti-ronco com eletrodos. 
  • Sprays para eliminar o excesso de fluxo nasal , que pode funcionar, mas apenas em caso de ronco devido à congestão nasal nos processos catarrais.
  • Tiras nasais para abrir as fossas, que atuam apenas superficialmente, mas não no palato mole, motivo pelo qual também estão associadas a casos de congestão nasal.

Agora já conhecemos algumas opções naturais para controlar o ronco. Fazer algumas mudanças em nossa dieta pode ser uma grande ajuda , bem como a possibilidade de tentar hipnoterapia e magnésio como um complemento. Além disso, não devemos evitar a importância de combater o excesso de peso e evitar fumar.

Leave your vote

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Hey there!

Sign in

Forgot password?
Close
of

Processing files…