4 Dicas para reduzir a ingestão de sal - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

4 Dicas para reduzir a ingestão de sal

SAL (Imagem divulgação)
SAL (Imagem divulgação)

Ninguém pode negar que o sal acrescenta sabor aos alimentos. Mas, também é verdade que nos tornamos dependentes dele e toda vez que adicionamos mais. Preste atenção nas seguintes dicas para reduzir a ingestão de sal.

A ingestão excessiva de sódio está relacionada à pressão arterial elevada, mas também a certas doenças cardiovasculares e renais. Portanto, é muito importante reduzir o consumo de sal

LEIA TAMBÉM:

Conheça agora o Super Alimento do Futuro!

1. Opte por alimentos frescos

Frutas e vegetais crus quase não têm sódio (e o que eles oferecem é 100% natural). Por exemplo, quando você tem muito apetite, pode comer uma maçã (com uma casca), uma banana ou um smoothie de frutas sem adicionar açúcar.

Se você sentir o desejo de comer coisas salgadas, corte uma cenoura em fatias e espalhe com queijo desnatado e sem salada ou com algum molho ou creme: hummus , guacamole (melhor se você prepara), etc. O mesmo pode ser feito com um par de palitos de aipo.

Isso não só irá satisfazer o seu apetite ou a sua ansiedade, mas também impedi-lo de adicionar muito sódio ao seu corpo. Também permitirá que você reduza a ingestão de alimentos gordurosos.

2. Escolha saudável

É normal que escolhemos batatas fritas e outros lanches salgados do pacote. Eles são deliciosos, mas também prejudiciais para a nossa saúde. Para não comê-los com tanta frequência (uma vez que se tornam um vício), você pode optar por alternativas mais saudáveis.

Por exemplo, faça pipoca e jogue muito pouco sal na parte superior (ou coma sem tempero) ou corte algumas fatias de pão e despeje o azeite com algumas especiarias antes de assar. Outra opção é para preparar espetinhos (brinde) com queijo sem sal, tomate cereja e manjericão .

3. Não adicione sal à comida

Quando você está cozinhando o jantar, recomendamos que você não salte. E se você fizer isso, é o mínimo indispensável. No começo, a comida parecerá insípida, mas depois você se acostumará. Custa um pouco encontrar sabor à comida, mas a melhor parte é que você vai apreciar o sabor “original”, isto é, não coberto pelo sódio.

Para saborear os pratos, uma boa opção é usar ervas aromáticas como, por exemplo, tomilho, orégano, paprika ou aneto. E, claro, aproveite o azeite, o limão ou o vinagre.

4. Diga não aos produtos processados

Podemos dizer que é o mais difícil se quisermos reduzir o consumo de sal porque esses alimentos estão presentes em todos os cantos. Você não precisa erradicá-los para sempre da sua dieta, mas você reduz a ingestão para 3 vezes por semana. E sempre tente escolher os produtos que indicam “baixo teor de sódio”.

Inscreva-se no meu canal!


Tags

Melhores