3 repelentes caseiros para proteger a pele das picadas de mosquito - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

3 repelentes caseiros para proteger a pele das picadas de mosquito

picadas (Imagem divulgação)
picadas (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

As picadas de mosquito são comuns quando expomos a pele ao exterior sem proteção adequada. Enquanto eles não são sérios, eles são muito irritantes. Descubra como evitá-los.

Para proteger a pele das picadas de mosquito, não é estritamente necessário usar um repelente baseado em compostos químicos. Embora esta variedade de produtos seja comum no mercado, existem alternativas de origem natural com propriedades similares.

As pessoas tendem a sofrer com essas picadas devido a uma combinação de fatores como cheiro, luz, calor e umidade. Embora a maioria cause apenas um leve desconforto na pele, elas são, algumas vezes, a rota da transmissão da doença em algumas regiões. Descubra como evitá-lo.

Repelentes de casa para proteger a pele de picadas de mosquito

Existem alguns repelentes caseiros que podem ajudar a proteger a pele das picadas de mosquito sem recorrer a fórmulas químicas. Até mesmo muitos optam por esse tipo de solução, pois não poluem o meio ambiente nem produzem efeitos colaterais.

O mais interessante é que eles são fáceis de preparar e seus ingredientes podem ser facilmente adquiridos no mercado. Além disso, eles são mais econômicos e geralmente são adequados para todos os tipos de pele . Ainda não os testes? Descubra abaixo 3 maneiras de prepará-los.

Descubra: tratamentos naturais para picadas de insetos

1. Repelente de eucalipto e óleo de limão

Este óleo é um dos produtos mais populares para proteger a pele das picadas de mosquito. Na verdade, é recomendado por entidades como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) como uma solução alternativa aos repelentes convencionais .

Em uma investigação recente, foi determinado que uma fórmula com 32% de óleo de eucalipto e limão pode fornecer até 95% de proteção contra mosquitos por três horas. No entanto, mais estudos são necessários para apoiar esses efeitos.

Como prepará-lo? Embora esteja disponível em muitos produtos comerciais, pode ser preparado em casa com ingredientes 100% naturais . Entretanto, seu uso não é recomendado em crianças menores de três anos de idade.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de óleo de eucalipto e limão (5 ml)
  • 10 colheres de sopa de óleo de girassol (100 ml)

Preparação

  • Primeiro, coloque o óleo de eucalipto e limão em um recipiente.
  • Em seguida, misture com o óleo de girassol até obter um produto homogêneo.

Modo de uso

  • Esfregue o produto nas áreas expostas e deixe-o trabalhar sem enxaguar.
  • Use-o sempre que você fizer atividades ao ar livre.

2. repelente de lavanda

A fragrância da lavanda é irritante para os mosquitos e outros insetos. Por este motivo, durante décadas, tem sido utilizado como uma solução alternativa para prevenir picadas. Mesmo um estudo em ratos determinou que o óleo essencial de lavanda é eficaz em repelir mosquitos adultos .

Embora mais pesquisas sejam necessárias para verificar seu efeito em humanos, muitas pessoas costumam usá-lo para esse fim. Entre outras coisas, a lavanda tem efeitos analgésicos e anti-sépticos que ajudam a acalmar e aliviar a pele quando a mordida ocorre.

Ingredientes

  • 5 colheres de flores de lavanda esmagadas (100 g)
  • 10 colheres de sopa de azeite extra virgem ou amêndoas (100 ml)

Preparação

  • Primeiro, esmague as flores de lavanda e coloque-as em um pote.
  • Em seguida, cubra-os com óleo e deixe marinar.

Modo de uso

  • Quando o óleo estiver pronto, esfregue-o em áreas sensíveis a picadas, como braços e tornozelos.

3. Repelente de canela

Óleo essencial de canela tem aplicações interessantes. Não só é um dos favoritos para sessões de aromaterapia , mas serve como base para muitos remédios. Neste caso, propomos o seu uso como repelente para proteger a pele das picadas de mosquitos.

Ingredientes

  • 1/2 colher de chá de óleo essencial de canela (3 ml)
  • 1/4 xícara de água (62,5 ml)

Preparação

  • Introduza os ingredientes em um recipiente e misture bem.

Modo de uso

  • Pulverize o repelente em roupas ou áreas expostas da pele.
  • Você também pode aplicá-lo em casa, estofados ou plantas.

Cuidado: evite usar o óleo de canela não diluído, pois uma dose concentrada pode produzir reações cutâneas indesejáveis.

Para terminar…

Lembre-se de reforçar a proteção contra mosquitos usando roupas que cubram a pele ao máximo, especialmente durante viagens de campo, trabalhos ao ar livre, viagens a áreas tropicais, etc. Se você sofrer uma picada, evite arranhões para evitar complicações. Em caso de sinais de infecção ou alergia grave, consulte um médico.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas