3 maneiras de preparar tomilho para combater a bronquite - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

3 maneiras de preparar tomilho para combater a bronquite

bronquite (Imagem divulgação)
bronquite (Imagem divulgação)


Venha conversar comigo!

Remédios naturais podem ser sua melhor opção para se despedir de qualquer doença respiratória. Hoje você aprenderá três maneiras de preparar o tomilho para combater a bronquite.

A bronquite é uma doença respiratória que é desencadeada quando os tubos brônquicos ficam inflamados, acumulando muco. Pode ser aguda ou crônica, no entanto, em ambos os casos, é essencial fornecer tratamento. Como usar o tomilho para combater a bronquite?

A doença é caracterizada pelo aparecimento de sintomas como tosse seca, falta de ar, congestão nasal e desconforto geral. De fato, pode ser acompanhada por dor de garganta, febre moderada e sensação constante de frio.

Embora as formas de combatê-lo variem dependendo de sua gravidade, o uso do tomilho pode ajudar a aumentar a sensação de alívio. Esta planta é embalada com compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que, em certa medida, melhoram a saúde respiratória.

O que é tomilho e para que serve?

O tomilho é uma planta medicinal e uma erva aromática. É nativa do Mediterrâneo e pertence à família botânica de Labiadas, além de hortelã, alecrim e manjericão. Seus usos mais populares têm a ver com gastronomia; no entanto, eles também têm várias aplicações na medicina natural.

Em geral, destaca-se por possuir propriedades antibacteriana, anti-inflamatória, expectorante e analgésica. Também é levemente carminativo , diurético e antifúngico.

Entre seus benefícios, pode-se mencionar que alivia a dor de garganta. Da mesma forma, podemos usar o tomilho para combater a bronquite, devido à sua contribuição de flavonóides.

Um estudo sugere que a combinação da essência extraída de suas folhas e a hera podem combater a tosse e a bronquite a curto prazo . Os flavonóides relaxam os músculos envolvidos com os sintomas dessas condições, minimizando a inflamação.

Como preparar o tomilho para combater a bronquite?

Antes de usar o tomilho para combater a bronquite, é muito importante consultar um médico para avaliar seus possíveis efeitos colaterais. Embora seja uma planta benéfica para a saúde pulmonar, não podemos ignorar que, em certos casos, é contra-indicada ou que pode ter alguma interação com medicamentos.

Se não houver problemas em utilizá-lo, existem três maneiras simples de tirar proveito de suas propriedades. Obviamente, eles não são curas milagrosas para a doença e também não substituem os tratamentos convencionais . Objetivo!

Infusão de tomilho

Ao tomar uma xícara de chá de tomilho três vezes ao dia , você notará a diferença em sua saúde. Dessa forma, você relaxará e acalmará sua garganta. Certifique-se de beber quente para obter o melhor efeito.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de tomilho (15 g)

Preparação

  • Primeiro, deixe a água ferver.
  • Quando já cozido, desligue o fogo e adicione a colher de sopa de tomilho.
  • Deixe descansar por até cinco minutos e sirva em um copo.
  • Ingerir duas vezes por dia até sentir uma melhora.

Óleo de massagem

Óleo de massagem tomilho é ideal para massagear o peito e reduzir o congestionamento . Dessa maneira, os componentes do tomilho podem minimizar o desconforto causado pela bronquite e resfriados. Ao aplicá-lo, lembre-se de fazer movimentos suaves e circulares com a mão.

Ingredientes

  • 10 gotas de óleo de tomilho
  • Óleo de amêndoa (25 ml)

Preparação

  • Primeiro, despeje os 25 mililitros de óleo de amêndoa em uma jarra.
  • Em seguida, adicione as 10 gotas de óleo de tomilho e misture até ficar homogêneo.
  • Coloque um pouco na palma da mão e massageie o peito com movimentos circulares e suaves.
  • Repita o procedimento três vezes ao dia até curar.

Xarope de tomilho

Por fim, apresentamos o tomilho em calda . É uma alternativa ideal para bronquite em crianças, pois, por conter mel, seu consumo é facilitado. Além disso, pode ser ingerido até 4 vezes ao dia para manter os sintomas sob controle.

Ingredientes

  • Mel (450 g)
  • Infusão de tomilho (600 ml)

Preparação

  • Primeiro, adicione 450 gramas de mel ao chá de tomilho.
  • Em seguida, misture até ficar homogêneo.
  • Sirva em uma jarra de xarope.
  • Tome uma dose de 5 mililitros (equivalente a uma colher de chá) até 4 vezes por dia.
  • Coloque na geladeira e estenda o tratamento até sentir uma melhora.

Em resumo…

O tomilho é um bom complemento para aliviar alguns dos sintomas da bronquite. Devido ao seu conteúdo nutricional, atua como anti-inflamatório, antiviral e antimicrobiano . Tudo isso ajuda a minimizar tosse, congestão e outro desconforto.

No entanto, como todos os produtos à base de plantas, deve ser tomado sob supervisão médica , especialmente se houver outras doenças subjacentes ou se estiverem sendo tomados medicamentos.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Tags

Curta nossa página!

Mais Visualizadas