Afinal, segurar o espirro, faz mal à saúde? Descubra se essa informação é mito ou verdade

Inscreva-se no meu canal!

Afinal, segurar o espirro, faz mal à saúde? Descubra se essa informação é mito ou verdade

Prender o espirro pode prejudicar a saúde

Uma das maneiras de diferenciar pessoas uma das outras é por meio do som que seu espirro emite. Algumas espirram com tanta intensidade que o barulho estrondosa parece que irá matar alguém de susto. Porém, outras acabam por segurar o espirro, tornando-o discreto e silencioso. Mas a pergunta é: é seguro prender o espirro?

Quantas vezes você escutou que, ao prender o ato pelo nariz, ele pode sair pelos olhos? Mitos à parte, a realidade é que segurar o espirro é prejudicial a saúde, sim. Se você não o liberar com toda a potência necessária, este ato pode trazer graves danos físicos.

Existem casos de pacientes, em diversas partes do mundo, que tiveram o tímpano perfurado após segurarem o ato de espirrar. Acontece que esta ação apresenta inúmeras potências e podem chegar a ser expelidas em até 800 quilômetros por hora, em vista disto, quando uma pessoa canaliza essa força para dentro do corpo, muitas estruturas físicas podem ser prejudicadas, acarretando danos irreversíveis.

Embora não haja estudos que comprovem cientificamente, alguns especialistas afirmam que o ato de espirrar é super importante e um grande aliado à saúde, pois limpa e livra o nariz de substância nocivas e irritantes, como algum tipo de vírus e impurezas.

Leia também: Confira a lista de alimentos que devem ser evitados por pacientes com inflamações

O formato do rosto, do nariz e a estrutura dos pulmões são quem determinam  a capacidade e a intensidade do espirro. Prendê-lo pode lesionar a laringe, provocar fortes dores na coluna e no nervo facial,  retrair a musculatura da face e  de outras partes de seu corpo, danificando o organismo por inteiro. Não é impossível, dependendo das condições, que o ato de prender um espirro leve ao óbito.

Aproveitando o assunto, é importante lembrar que, no ato do espirro, é necessário “cobrir” a boca para não projetar as substâncias  eliminadas para uma determinada área, podendo espalhar vírus além de seu corpo. Evite cobrir com as mãos, pois o que você tocar depois do espirro poderá ser contaminado devido a possibilidade da presença de algum vírus ou bactéria. O ideal é cobrir a boca com lenços específicos.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores