Quais os sons que te acalmam? Conheça a técnica ASMR e seus benefícios à saúde

Inscreva-se no meu canal!

Quais os sons que te acalmam? Conheça a técnica ASMR e seus benefícios à saúde

Técnica ASMR, simulando Limpeza de Pele
Técnica ASMR, simulando Limpeza de Pele

Em alguma passagem de sua vida, você ouviu um determinado conjunto de sons e teve uma sensação física, como arrepio, tremor, sonolência ou um bem estar inexplicável. Tente se lembrar de como o barulho de pássaros ou acalma, como o barulho de chuva pode fazer alguém dormir melhor ou como o som de água caindo causa uma certa vontade de urinar. A técnica ASMR corresponde à sigla em inglês: Resposta Sensória Meridiana Autônoma e promete causar sensações únicas no cérebro somente com uma série de sons específicos.

As respostas sensoriais de uma pessoa são quase sempre diferentes de outra, então, o som que pode causar um bem estar em alguém, talvez não seja eficaz em você. Se está curioso, pesquise vídeos com a sigla ASMR e encontrará um leque de sons produzidos por especialistas na área e, certamente, encontrará o seu estímulo certo.

Os vídeos ASMR exploram técnicas que causam sensações prazerosas. Você vai notar que a maioria focam o rosto do articulador. Em alguns casos, apenas a boca aparece. A ideia é causar impressão de proximidade física, como se a pessoa estivesse totalmente dedicada a você.

Algumas pessoas sentem uma sensação de prazer plena, outras entram em estado hipnótico, algumas sentem um arrepio intenso, algumas dormem em poucos minutos e para outras, a sensação de relaxamento é mínima ou nula. Isso porque a sensibilidade do cérebro de cada indivíduo é diferente. Assista aos vídeos e descubra qual é o som que lhe causa bem estar.

A técnica ASMR também é chamada de “Orgasmos do Cérebro”, isso porque os exercícios tem a função de causar o relaxamento mental, podendo amenizar problemas de ansiedade, inquietação e até sanar insônias. O relaxamento instantâneo que causa é o principal interesse de quem busca a técnica.

Os especialistas costumam usar sons de voz suave e sussurros, como se estivesse falando no ouvido de alguém e com equilíbrio de tom, ruídos produzidos pelos lábios e língua, sons de batidas leves e sons de água. Também fazem simulações de massagem e cafuné apenas utilizando ruídos e proporcionando a boa sensação daquele ato, como se estivesse realmente acontecendo.

É conveniente que esses estímulos auditivos sejam complementados com conteúdo visual correspondente. Se a pessoa estiver abrindo uma caixa, por exemplo, é importante que, além de reproduzir o ruído, o vídeo mostre a ação sendo realizada. Porém, os gestos precisam ter alguma suavidade — é uma forma de demonstrar cuidado.

Para dar contexto, é muito comum vídeos ASMR terem encenações. Em muitos deles, o espectador faz o papel de um paciente que vai ser avaliado por uma enfermeira ou uma psicóloga, que por sua vez, fingirá que está conversando com você (quase sempre em sussurros) e poderá até mesmo fazer gestos em direção à câmera sugerindo contato físico afetivo.

Adiante você poderá ver vídeos feitos por Monique Antoneto e Sabrina, em português, que simulam limpeza de pele em uma Clínica e Hidratação e corte de cabelo em um salão de beleza, respectivamente. Prepare-se para relaxar. Ligue o som, experimente e depois conte-nos como foi a sua sensação.

Adiante, no vídeo Sabrina simula através da técnica ASMR, estar num salão de beleza fazendo Hidratação e corte de cabelo. Experimente e veja a sensação.

Veja também: “3 bebidas que irão ajudara a combater os problemas de sono”

 

Inscreva-se no meu canal!


Melhores