Praia de Vidro: um paraíso de cristais cintilantes na Califórnia

Inscreva-se no meu canal!

Praia de Vidro: um paraíso de cristais cintilantes na Califórnia

Praia de Vidro

Você já ouviu falar da Praia de Vidro? Se ainda não conhece sua história, terá dois sentimentos mistos: o de indignação e o de surpresa. Esta praia mistura a falta de responsabilidades dos moradores dos arredores com o belo trabalho artesanal da natureza.

Acontece que, durante anos, os moradores de Fort Bragg, na praia da Califórnia, atiravam o lixo caseiro pelos penhascos, sem ao menos pensar nas consequências dessa poluição. A irresponsabilidade era tão grande que o aterro que se formou tornou-se gigantesco, por isso, os moradores resolveram simplesmente incendiar os detritos.

Assim, o lixo caia no mar, pois o terreno,  onde o lixo era depositado, ficava em uma praia praticamente deserta. No início do século XX, embora pareça mentira, era comum jogar lixo no mar e praticado por boa parte da população.

Então, no ano de 1967, o governo resolveu acabar com a sujeira acumulada durante todo este tempo. A Costa do Conselho de Qualidade da Água do Norte interditou a praia, que era propriedade da Lumber Company União, e iniciou uma ação de limpeza na área. Houve a remoção de diversos objetos, porém os pedaços minúsculos de  vidros e garrafas permaneceram.

Vidros lapidados pelo mar

Leia também: Gruta dos Cristais Gigantes: um fenômeno espetacular da natureza no México

Passado o tempo, as ondas do mar lapidaram os cacos que restaram espalhados. O atrito encarregou-se de  lixar os cacos e transforma-los em pedras de vidro transparentes e coloridas. Formou-se então uma praia de cristais, tão bonita e fascinante, foi denominada de Glass Beach, ou “Praia de Vidro”.

Em meados dos anos 90, o proprietário da praia acordou com  o governo mais um processo de limpeza. Este levou cinco anos paraser concluído e, finalmente,  a praia foi decretada aberta para a visitação.

Hoje em dia, o terreno faz parte do Departamento de Parques e Recreação da Califórnia, incorporado ao MacKerricher State Park que é  uma área de proteção ambiental.

Mesmo com as diversas degradações na área, a praia de vidro possui diversas espécies de moluscos, de plantas e caranguejos. Geograficamente, são 150 mil metros quadrados de areia e vidros brilhantes, que atraem turistas do mundo inteiro visando contemplar este fenômeno natural de autolimpeza, responsável pela beleza inigualável da Praia de Vidro.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores