Conheça o Jalapão: o maior Parque Estadual do Tocantins e saiba como aproveitar todas as suas belezas naturais

Inscreva-se no meu canal!

Conheça o Jalapão: o maior Parque Estadual do Tocantins e saiba como aproveitar todas as suas belezas naturais

Cachoeira do Formiga

Por ser retratado como cenário de novela, a região do Jalapão tornou-se o novo local turístico mais desejado do Brasil. A região e seus arredores oferece quilômetros a serem explorados.  O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira na região leste do Tocantins, distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Sua vegetação é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas. O Jalapão alcança os municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo,  Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição. A condição de parque estadual foi iniciada em 2001.

Uma das aventuras preferidas dos turistas é fluturar em seus fervedouros. O mais fundo de todos possui 70 metros de profundidade. A visão não poderia ser melhor do que o contraste da água cristalina envolta da vegetação.

Leia também: Praia de Vidro: um paraíso de cristais cintilantes na Califórnia

Outra atividade bastante procurada é o rafting da Cahoeira da Velha – a maior cachoeira do Jalapão. com 15 metros de queda de água.
Tudo começa às margens do Rio Novo, que é um dos maiores rios de água potável no mundo.

Quem visita o Jalapão também não pode deixar de fazer a trilha na Serra do Epírito Santo, feita logo na madrugada para que o turista possa ver o nascer do sol.  Depois, é só ir relaxar na Cachoeira do Formiga, que traz águas claras, com temperatura ideal para uym dia de descanso, quase que um SPA natural, tanto na queda quanto no poço.

É interessante também conhecer o artesanato do Capim Dourado, feito por pessoa de comunidade que sobrevivem desse trabalho. Uma ótima opção de lembrança da viagem.

Agora, uma das melhores coisas para se apreciar no Jalapão é assistir o por do sol em suas dunas, atrás da vegetação local. As dunas vão mudando de cor a medida que o sol se movimenta. Um belo espetáculo da natureza.  Você também pode assistir o por do sol na Pedra Furada, que é o local onde a serra possui diversos furos onde o raios solares penetram criando diferentes composições e cores, a medida do movimento do sol até que ele se esconda no horizonte.

 

Inscreva-se no meu canal!


Melhores