Você sabe se possui intolerância a histamina? Descubra neste artigo!

Inscreva-se no meu canal!

Você sabe se possui intolerância a histamina? Descubra neste artigo!

Histamina

A histamina é um componente presente no corpo e em alguns alimentos. Pode ser que você seja intolerante à histamina e não sabe. Na verdade, cerca de 1% da população é atingida com reações alérgicas. Porém, este número tem aumentado consideravelmente. Em consequência disso, formam-se diversos sintomas ruins, como a queda do sistema imunológico.

Isso ocorre porque o corpo não consegue sintetizar a sobrecarga de histamina, surgem as inflamações. Alguns dos motivos que desencadeiam são:  inibidores de enzimas presentes em determinados remédios ou alimentos, concorrentes enzimáticos, ou seja, aminas biogênicas,  defeitos genéticos enzimáticos, produção dificultosa de enzimas  –  inflamações intestinais ou problemas alimentares. E a quantidade presente de histamina não faz tantas diferenças, acarrretam sintomas iguais.

A intolerância à histamina acarreta problemas como cutâneos, respiratórios e congestão das vias nasais, bem como lentidão cerebral, distúbios digestivos, problemas com ansiedade, fadiga, eczema, desequilíbrios hormonais, perda do interesse sexual, baixa pressão do sangue, irritabilidade, náuseas constantes, batimentos cardíacos acelerados e enxaqueca.

Os alimentos com alta concentração desta composição são: carnes embutidas, caldo de osso, álcool, comida enlatada, queijo,, cogumelo, nozes, marisco, espinafre,  como bacon,, vinagre, alimentos ricos em glúten e berinjela.

Já, os alimentos com baixo teor de histamina são: abacate, banana, morango, tomate e frutas cítricas.

Leia também: Saiba como aliviar os sintomas da disidrose por meio de compressas de chá de jasmim

Se você desconfia que sofre de intolerância à histamina, o mais importante, além de procurar um médico e realizar os exames específicos, é seguir uma dieta restrita, evitando alimentos que citados acima, liste todas as possibilidades que acredita que ter influenciado essa condição para apresentar ao médico, opte por alimentos frescos, como  legumes, grãos sem glúten, chás de ervas e leite de arroz.

É importante também prestar muita atenção no seu intestino, pois essa também é a causa dos sintomas. Se ele conter vazamento ou aumento excessivo de cândida, a imunidade é afetada. Procure consumir alimentos com vitamina B6, vitamina C e cobre, pois combatam a histamina e investa em probióticos para auxiliar o tratamento.

 

Inscreva-se no meu canal!


Melhores