A groselheira-preta é benéfica ao tratamento de reumatismo e às dores nas articulações. Confira! - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

A groselheira-preta é benéfica ao tratamento de reumatismo e às dores nas articulações. Confira!

Mesmo tendo sua origem no norte da Europa, groselheira-preta é cultivada em regiões temperadas em todo o mundo.  Geralmente, sua coleta é feita nos meses de julho e agosto e sua estrutura de arbusto pode medir até dois metros de altura.

Esta planta tem frutos redondos de cor escura, galhos são duros, folhas intercaladas e flores que  nascem em cachos concentrados e todas as partes tem propriedades medicinais. As folhas e os frutos, por exemplo pode ser usados para xaropes, sucos ou chás, como tambpem são usadas em forma de óleo ou e cápsulas.

A groselheira-preta tem ações antigripal, vasoprotetora, venotônica, digestiva, diurética,  anti-diarreica, anti-inflamatória, anti-hemorroidal, anti-reumática.  Devido aos benefícios concentrados em suas folhas, a planta é utilizada para amenizar infecções geniturinárias e incômodos articulares.

Leia também: Pirole: a planta que reduz riscos de hemorragia, combate infecções e auxilia na perda de peso

Entre todos os benefícoos da groselheira-preta, destacam-se:

  • Alívio para incômodos articulares e reumáticos;
  • Remoção de substâncias e dejetos, como a ureia e o ácido úrico;
  • Aumento da diurese em infecções geniturinárias como cistite;
  • Ação anti-inflamatória  que auxilia pacientes de gota;
  • Complemento no processo de emagrecimento;
  • Prevenção a retenção de líquidos;
  • Alívio de tosse convulsiva;
  • Produção de anticorpos resistentes a infecções virais;
  • Auxílio no tratamento de constipações, gripes e vesículas de herpes;
  • Devido a sua ação  adstringente, tem o poder de interromper a diarreia;
  • É eficaz na resistência capilar devido às ações vasoprotetora, venotônica e antioxidantes;
  • Redução da permeabilidade de paredes venosas, tornando-se um tratamento natural para  hemorroidas e varizes.

O chá de groselheira-preta  pode ser feita com a combinação de outras ervas tornando-o ainda mais poderoso.

Para aliviar sintomas reumáticos: pode-se fazer a infusão somente da groselheira-pretade três colheres de sobremesa de suas folhas secas misturadas em uma xícara de água fervente. Deixe que a mistura descanse por 10 minutos, então, é só coar e beber. Pode ser consumido várias vezes ao dia.

Para amenizar dores nas articulações: pode-se realizar uma infusão da erva combinando quantidades iguais desta, garra-do-diabo e de  de dente-de-leão. Coloque-os em um recipiente com água bem quente, tampe e aguade cerca de dez minutos. Depois coe e consuma três xícaras ao longo do dia. Ideal que seja após cada refeição.

Observação: O uso interno desta erva não é recomendado a gestantes, lactantes, crianças, pacientes com insuficiêcia renais, hipertensão e problemas cardíacos. É importante ressaltar que é fundamental a orientação médica antes de qualquer tratamento natural.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas