Saiba quais são as frutas com poderes de prender e as com poderes de soltar o intestino

Inscreva-se no meu canal!

Saiba quais são as frutas com poderes de prender e as com poderes de soltar o intestino

Frutas que soltam e prendem o intestino

Existem frutas com poderes de soltar o intestino e com poderes de prendê-lo. A prisão de ventre ocorre quando os movimentos do intestino dimunuem, tornam-se dificultosos e as idas ao banheiro diminuem drasticamente. Isso acontece devido à  fezes muito ressecadas que acabam por exigir um esforço maior no momento de evacuar. Geralmente, esta dificuldade para evacuar é acompanhada à cólicas e desconforto abdominal.

As frutas com poder de soltar o intestino, ou seja, com ação laxantes são alternativas para combater a prisão de ventre. Acontece que essas frutas contêm grandes concentrações de fibras e água, o que melhora consideravemente o trânsito intestinal, estimulando a formação das fezes.  Além disso, as frutas também promovem saciedade e colaboram nas dietas de emagrecimento.

Essas frutas podem ser consumidas todos os dias em forma de sucos naturais, também podendo ser consumidas por bebês e crianças em quantidades menores para não acarretar diarreias. As principais frutas que contém poder laxantes são: mamão; acerola; kiwi, laranja; ameixa; manga; caqui; pêssego; figo; banana-nanica; abacaxi; ameixa preta seca; abacaxi e figo.

Leia também: Conheça seis ervas que contribuem para um melhor funcionamento e saúde do fígado

Por outro lado, existem algumas frutas que prendem o intestino e devem ser evitadas por pessoas com prisão de ventre ou serem consumidas se já houver uma dieta ativa rica em fibras. Essas frutas são: goiaba, banana (principalmente ainda verde), maçã e pera sem casca.

Para combater e/ou amenizar a prisão de ventre é importante, além de aumentar o consumo das frutas laxantes, seguir as dicas abaixo:

  • Optar pelo consumo de legumes crus. Eles ajudam a regularizar o trânsito intestinal;
  • Consuma alimentos integrais, como arroz, macarrão, bolachas integrais e farinha de trigo;
  • Alimente-se também com sementes de linhaça, chia e gergelim;
  • Beba no mínimo meio litro de água por dia, para favorecer a formação das das fezes junto às fibras.
  • Comer frutas com casca e bagaço, pois são fontes naturais de fibras;
  • Pratique atividade física de forma regular, afinal, o exercício estimula o intestino a funcionar melhor, mantendo-o ativo e facilitando a a eliminação das fezes, resultando no fim da prisão de ventre.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores