Fascite plantar: conheça os principais sintomas desta incômoda e perigosa doença

Inscreva-se no meu canal!

Fascite plantar: conheça os principais sintomas desta incômoda e perigosa doença

Sentir uma dor concentrada na sola do pé antes de se levantar pela manhã e ao pisar no chão, pode ser um sintoma da fascite plantar. Você já conhecia esta doença? Vamos te explicar!

Trata-se de uma inflamação do tecido conjuntivo, que liga os dedos dos pés ao calcanhar e se manifesta quando a região do calcâneo é desgastada até a metatarsiana, envolvendo toda a área abaixo dos dedos dos pés. Essa doença, quando não tratada, pode acarretar consequências, como: joelhos, quadris e costas doloridos e rgidos.

A fascite plantar pode se ocasionar em situações onde o indivíduo pisa em superfícies duras por mais tempo do que o necessário, quando ele possui certa irregularidade nos pés ou na forma de pisar, quando usa sapatos apertados e desconfortáveis, quando possui fraqueza muscular ou quando pratica atividades físicas de forma excessiva.

Para tratar este mal de forma natural, é recomendável a prática de alongamentos e algumas técnicas de relaxamento, como por exemplo: sentar-se com a coluna ereta em uma cadeira confortável e pisar (um pé de cada vez) em uma bola de tênis. É importante que o calcanhar se atrite várias vezes com a bola e que a planta do pé inteira receba este “tratamento”. O tempo de um minuto e duas vezes em cada pé é o suficiente.

Leia também: Como reduzir a transpiração dos pés com este remédio

Depois disso, cruze as pernas e procure levar uma das mãos até o pé mais próximo. Estique o pé para trás o máximo possível e, com a outra mão, segure o calcanhar. Isso ajudará a firmar a posição. Mantenha esta posição por 15 segundos e depois solte-o.  Faça este procedimento quatro vezes em cada pé.

Sente-se no chão com as pernas esticadas de forma que fiquem retas, assim como a coluna deve ficar. Coloque uma toalha pformando um arco sobre os pés e puxe-a para esticar bem os pés. Tente preservar esta posição por 30 segundos e solte.

Repita estes procedimentos diariamente.  É importante receber orientações de um especialistaantes de começar as práticas.

Além dessas práticas, é importante consumir açafrão, gengibre e abacaxi de forma regular e procurar tomar banhos de sol para que seja absorvida vitamina D.

Outras dicas importantes são:

 

  • Alongue os pés antes e depois da prática de esportes.
  • Se seu pé é inclinado para dentro, use uma cunha para neutralizar o passo.
  • Não use calçados planos ou muito rígidos.
  • Não ande sem calçados por muito tempo.
  • Use sapatos acolchoados e confortáveis.

 

Inscreva-se no meu canal!


Melhores