Veja estas seis características que das unhas que podem dizer muito sobre sua saúde

Inscreva-se no meu canal!

Veja estas seis características das unhas que podem dizer muito sobre sua saúde

Características das unhas

Elas estão ali, mas muita gente não sabe sua utilidade, mas a verdade é que as unhas possuem funções importantes: protegem tecidos, ajudam a coçar e também são como espelhos do nosso estado de saúde, ou seja, podem mostrar sinais de doenças como infecções ou desnutrição, entre outras.

Formadas por camadas de queratina, a  lâmina ungueal é a parte dura da unha. Ali é o campo visível de proteção. Ela nasce no leito ungueal, que se localiza embaixo da unha, e na matriz, que se remete ao tecido conjuntivo  que a queratina nasce. Nessa área, há diversas terminações nervosas. A dobra da pele que dica nas laterais das inhas são chamadas de paroníquia e a parte arredondada de cima, que geralmente é mais branca e parece uma lua crescente é a lúnula.

Confira abaixo algumas características dessa parte do corpo e o que elas podem dizem sobre a sua saúde.

Unha de Plummer: é quando ficam mais levantadas por terem se separado do leito ungeal, melio de deslocada. Isso pode levantar a suspeita da presença de distúrbios de tireóide. Outros sintomas comuns desta doença é a perda e ganho de peso repentino. Neste caso, pela unha estar mais exposta a fungos e bactérias, deve-se procurar um especialista imediatamente.

Leia também: Acabe com as micoses nas unhas com este tratamento totalmente NATURAL

Unhas com linhas finas de sangue: podem acusar problemas cardiovasculares, como pressão arterial ou colesterol alto. Essas linhas são chamadas de hemorragias por estilhaço e ficam embaixo da unha.  Também pode ser um sinal de endocardite, que é uma infecção da válvula cardíaca, ou vasculite, que é um distúrbio nos vasos sanguíneos. Isso leva a uma deformidade que torna as pontas dos dedos e as unhas bem arredondadas.

 

Unhas amareladas:  obter uma tonalidade amarelada após remover o esmalte, é normal. O que não pode é o “amarelo” insistir por dias seguidos, isso pode ser característica de diabetes. É uma mudança de cor causada pela glucose que se conecta com as proteínas de colágeno na unha.

Unhas azuladas: podem ser sintomas de problemas pulmonares, especialmente se combinadas com lábios azuis. Isso acusa que há problemas com oxigênio, como a presença da asma, doença pulmonar crônica, pneumonia e bronquite.

 

Unhas esbranquiçadas: talvez sejam sinais de deficiências nutricionais. A ausência de ácidos graxos causa outra aparência nas unhas, cabelos e pele. A falta de ferro, proteía ou biotina e até mesmo a anemia faz com que as unhas fique com a aparência esbranquiçada.

 

Vermelhidão em torno das unhas: se acompanhada por dor e coceira, podem ser sinais de infecções, presença de fungos e bactérias. É necessário atenção para que isso não se prolifere e acarrete problemas piores, como por exemplo, a perda das unhas.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores