Capeba: a planta aliada da saúde, que regula o ciclo menstrual e trata diversos males

Inscreva-se no meu canal!

Capeba: a planta aliada da saúde, que regula o ciclo menstrual e trata diversos males

Capeba


Venha conversar comigo!

De nome científico Pothomorphe umbellata, a Capeba é conhecida também como  aguascina, caena e paiparoba. Ela pertence a família das Piperaceae e pode medir até dois metros de altura. O formato de suas folhas lembra o de um rim. Possui flores pequenas espalhadas nas espigas. Esta planta é muito encontrada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sul a Bahia e Espírito Santo.

A capeba possui diversas propriedades que podem ser usadas em tratamentos medicinais naturais, devido suas ações  vermífuga, antirreumática, laxativa, anti-inflamatória, sudorífera, antianêmica, antiespasmódica, estomáquica, antianêmica, emoliente, antigonorreica, diurética, colagoga, tônica, desopilante do fígado, desobstruente e febrífuga. Ela carrega princípios ativos importantes que envolvem compostos fenólicos, pariparobina, chavicina, piperatina, mucilagens, esteroides, jamborandina e óleos essenciais.

Alguns dos tratamentos em que a capeba pode contribuir são:

  • Eliminação de toxinas via urina;
  • Melhor Funcionamento de rins e bexiga,
  • Tratamento de Cistite,
  • Combate à infecção urinária,
  • Alívio da prisão de ventre,
  • Combate ao inchaço,
  • Combate a úlceras,
  • Tratamento de problemas no fígado e baço,
  • Tratamentos em complicações da vesícula,
  • Tratamentos de problemas respiratórios e gástricos.

Leia também: Chá de Losna do Mato: abre o apetite, trata bulimia, anorexia e outros diversos problemas. Confira!

Além de todos esses benefícios, a capeba  ajuda no combate à febre e tem o poder de rgular o ciclo menstrual. Acontece que o chá feito a partir da raiz, folhas, caule e sementes são usados para todos os prblemas já citados. Portanto, hoje, ensinaremos como fazer o chá de capeba para o desfrute de todos os seus benefícios à saúde.

 

Para prepará-lo, leve ao fogo uma chaleira com  750ml de água. Acrescente 30g de capeba. Aguarde a fervura por cerca de dez minutos.  Passado este tempo, desligue o fogo. Abafe o chá e aguarde até que amorne para beber a quantidade de uma xícara. Esta receita irá ajudar a regular a menstruação.

É importante e recomendável consumir este chá três vezes por  dia,  antes das refeições.

O consumo desta planta  é contraindicado para gestantes e lactantes.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas