Venha conversar comigo!
De nome científico de Cantharellus cibarius, o cantarelo é uma erva da família das Cantharellaceae e conhecido também por cogumelo ouro e girole. Sua cor varia de amarelo ao alaranjado e pode alcançar até 10 cm. Essa planta pode combater o câncer, de acordo com alguns estudos, devido à sua composição.
A margem do cogumelo é ondulada e delgada, mas sua superfície é lisa, com uma depressão ao centro. O cantarelo amarelo pode ser encontrado em matas com azinhais, eucaliptos, pinhais e sobreiras.
Além de agir contra o câncer, o cogumelo também pode combater inflamações e outros doenças autoimunes. Em sua composição, existe cobre, fibras, ácido pantotênico, potássio e ferro.
Leia também: Sabia que a Planta Moringa Oleifera é filtro de água natural? Confira!
Consumir o cantarelo é ideal para o combate de bactérias, vírus e leveduras. Por isso, é interessante incluí-lo na rotina alimentar ou em algumas receitas, para que seus benefícios sejam melhor aproveitados. Por ter uma textura suave e sabor agradável, é um alimento indicado na preparação de guisados, pastas e sopas. Sua espécie é amais saborosa e valorizada no mercado.
Não é por acaso que muitos restaurantes sofisticados utilizam o cantarelo em seus pratos, já que é um dos cogumelos selvagens mais consumidos no mundo. Alpem disso, é um alimento disputado nas cozinhas europeias e americanas. Um de seus diferenciais é sobreviver a temperaturas muito baixas, principalmente na neve.
Existem dois tipos de cantarelo:
Cantarelo-de-pé-amarelo (Cantharellus lutescens): encontrado em países europeus, como Espanha, França e Portugal. Geralmente, o surgimento desse cogumelo ocorre no verão e no outono.
Cantarelo-tubular encontrado em países como: Espanha Trompeta, Grey chanterelle ou Trumpet chanterelle, na Alemanha Herbst pfifferling, na Itália Cantarello.