Já ouviu falar sobre a Amiloidose? Saiba tudo sintomas, causas e tratamentos dessa doença rara

Inscreva-se no meu canal!

Já ouviu falar sobre a Amiloidose? Saiba tudo sintomas, causas e tratamentos dessa doença rara

Amiloidose

Embora seja uma doença rara, a amiloidose é uma patologia danifica os órgãos, caracterizada pelo acúmulo incomum de proteína em órgãos e tecidos celulares. Esse acúmulo acarretam doenças que acabam atingindo o sistema gastrointestinal, os rins, o baço, além do sistema nervoso e gastrointestinal.

Alguns dos fatores que podem iniciar a amiloidose  são heranças genéticas, resultados de doenças inflamatórias, avanço da idade ou até mesmo consequência de tratamentos prolongados de diálise.

De acordo com o estudo da Universidade Clínica de Navarra, na Espanha, os pacientes de amiloidose sobrevivem em uma variação de seis meses a quatro anos, resultando em óbitos por motivos cardíaos  ou por insuficiência renal.

Leia também: Fascite plantar: conheça os principais sintomas desta incômoda e perigosa doença

As principais consequências dessa doença baseiam-se em dificuldade ao respirar, hipotiroidismo, insuficiência cardíaca, hepática e renal, hematomas ou hemorragias em resultados de coagulação, perturbações nervosas e má absorção de nutrientes. Isso acarreta uma série de sintomas como:, perda de peso, sensação de plenitude gástrica, fadiga,  falta de ar, ritmo cardíaco irregular, acroglossia (aumento do tamanho da língua), síndrome do túnel do carpo e formigamentos e dormência nas pernas.

Quanto as possibilidades de cura, o  tratamento convencional consiste em interromper a formação de novos acúmulos que danificam as células. Entretanto, existe uma nova possibilidade de uma droga faz dois tipos de prevenção:  evita a formação de novos acúmulos e elimina os que já se formaram, fazendo com que o órgão afetado volte a funcionar.

Existe uma unidade no Espo Hospital Universitário de Navarra, especialisada em  casos de amiloidose. Há equipes especializadas nas áreas de neurologia hematologia, medicina interna, nefrologia e cardiologia prontos a atender pacientes de acordo com suas necessidades e particularidades.

Esta doença afeta principalmente pessoas acima de 50 anos, contudo pode surgir também em pessoas a partir de 30 anos de idade, de ambos os sexos.

Este artigo é importante para consicentizar pessoas que ainda desconhecem a amiloidose, por ser uma doença rara e pelo fato do diagnóstico não ser tão simples. Portanto, se conhece alguém com os sintomas citados, oriente quanto as informações ditas, para que ele procure um profissional visando obter exames para um possível diagnóstico precoce.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores