Venha conversar comigo!
O acapu é uma polanta nativa da floresta tropical amazônica. Possui grande porte, fornece madeira para indústrias e é muito disputada devido às sua consistência e durabilidade. Carrega propriedades medicinais imprtantes à saúde. De nome científico Vouacapoua, é uma planta muito ramificada e de folhagem escura Suas flores são pequenas e amarelas. Ocupa terras não inundadas em florestas tropicais no Brasil, Suriname e Guiana Francesa.
Entre suas propriedades medicinais de sua casca, destacam-se:
- anti-inflamatória
- cicatrizante
- antisséptica
- fortificante neuromuscular
O cozimento da casca do acapu é capaz de combater úlceras crônicas, infecções no ovário, útero e diarreias.
Além disso, a sua madeira é muito usada na construção de móveis de luxo, peças de adorno, vigas entre outras coisas.
Para fazer o chá de casca de acapu, você vai precisar de: uma colher de sopa de cascas da planta e meio litro de água.
Leia também: O chá de acácia-falsa age diretamente no sistema digestivo, combatendo azia, má digestão e outros males
Coloque as cascas e derrame a água em uma panela. Leve-as ao fogo e deixe que cozinhe por aproximadamente dez minutos. Depois, desligue o fogo e tampe o recipiente. É preciso que o preparado descanse por cerca de dez minutos. Após este período, coe e a bebida estará apta para consumo.
Atenção: apesar de não serem registradas toxicidade e contraindicações do acapu, é ideal que o tratamento natural com a planta seja por indicação de um especialista.
Observação, o acapu se encontra normalmente no Pará nas cidades/locais de Belém, Aramá, lgarapé-Açu, llha de Nazaré e no Macujubim, Rio Tocantins, Cuminapanema, Cussari, Acará, Xingu, Rio Acapu e Erepecuru. Suas árvores são abundantes entre Vitória e Altamira, Serra do Almerim, Alto Curuá de Alenquer, Ariramba e Trombetas.
189 Comentários