Tudo sobre a flor de girassol e seus beneficios - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Tudo sobre a flor de girassol e seus beneficios



Venha conversar comigo!

Girassol é o nome de uma flor, seu nome cientifico é Helianthus annus, como já diz no nome girassol é uma flor do sol, uma planta ourinaria da América do norte, el possui particularidades de ser Heliotrópica ou seja ela gira o caule sempre se posicionando de frente para o sol.

A flor de Girassol também significa felicidade, sua cor amarela ou tons  laranja de suas pétalas simbolizam Calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, ela energia positiva do sol. O girassol também pode representar altivez, seu caule pode atingir 3 metros de altura e  tem varias utilidades, principalmente suas sementes que são muito usadas para a produção do óleo de cozinha, biodiesel, alimentos de pássaros e até para bases utilizadas em unhas (esmalte), suas sementes também  podem ser utilizadas na fabricação de sabonetes e lubrificantes. A fibra existente em seu caule é utilizada na fabricação de papel.

A flor de girassol é muito procurada para ornamentação por  causa de sua beleza.

Muito dizem que ela trás sorte e vibrações positivas ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

annus, como já diz no nome girssol é uma flor do sol, uma planta originaria da América do norte, el possui particularidades de ser Heliotrópica ou seja ela gira o caule sempre se posicionando de frente para o sol.

A flor de Girassol também significa felicidade, sua cor amarela ou tons  laranja de suas pétalas simbolizam Calor, lealdde, entusiasmo e vitalidade, ela energia positiva do sol. O girqassol tamb´´em pode reepresentar altivez, seu caule pode atingir 3 metros de altura e  tem varias utilidades, principalmente suas sementes quue são muito usadas para a produção do óleo de cozinha, biodisel, alimentos de passaros e até para bases utilizadas em unhas (esmalte), suas sementes também  podem ser utilizadas na fabricação de sabonetes e lubrificantes. A fibra exitente em seu caule é utilizada na fabricação de papel.

A flor de girassol é muito procurada para ornamentação por  causa de sua beleza.

Muito dizem que ela tras sorte e vibrações possitivas ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

Ela se destaca tanto sendo plantada em vaso, tanto sendo plantada na terra,no meio de outras flores plantadas no jardim a flor de girassol é a que mais se estaca.

Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

De acordo com crenças populares, a sua semente, quando é deixada ao sol pode curar a infertidade.

Acredisse na Hungria que se na casa aonde more mulheres gravidas forem colocadas em uma janela a criança que nascer será homem, e na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte ao seu lado.

A flor de girassol se destaca na pintura de quadros,  como no quadro “o Girassol” do pintor holandês Vincent van Gogh, o nqual foi produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.

Um dos mais conhecidos Oríkì’s (louvações) do Candomblé, “Kò sí ewé kò sí Òrìsà” (sem folha não há Orixá), já foi tema de música cantada por Maria Bethânia, virou história no filme Jardim

das Folhas Sagradas de Pola Ribeiro e já serviu de inúmeras pautas para livros, pesquisas e palestras feitas a respeito das folhas dos Orixás. Este Oríkì retrata que os vegetais são fundamentais para a existência do Culto dos Orixás. Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá.

Com o comércio de escravos, muitos africanos trouxeram para as Américas, espécies de vegetais aqui não encontradas. Com a abolição da escravatura no Brasil assinada pela Princesa Isabel, muitos africanos voltaram à terra natal, levando em contrapartida algumas espécies de vegetais daqui e as adaptaram para fins litúrgicos e de consumo, nas mais diversas regiões daquele continente. E foi o que aconteceu com o girassol, que foi levado para Nigéria sendo chamado pelos yorubás de Òdòdó iyé (flor de penas – em alusão as folhas da flor que parecem pequenas penas).

Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.

Quando usado de forma adequada, o consumo de óleo de girassol na culinária equilibra a pressão arterial, ajuda no emagrecimento e na diminuição de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Sem contar também que o girassol além de ajudar na decoração da casa como um lindo e vistoso arranjo, atrai boas energias e sucesso.

A Flor de Girassol na Mitologia Grega

Na mitoligia grega ela aprenta uma lenda que explicasse o aparecimento do girassol, Clitia ou clicie, era uma ninfa que se apaixonou por Hélio, ( o Deus do sol), quando ele a trocou por Leucotéia,clicie cpmeçou a se enfraquecer.

Ela ficava sentada no chão frio , não comia e nem bebia nada, se alimentava apenas por suas lagrimas. Enquanto o sol estava no céu, Clicie não desiava seus olhos nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão então ela  continuava chorando.

Conforme o tempo foi passando, seus pés ganharam raizes e a sua face se transformou em uma flor, e continou seguindo o sol. E de acordo com a  Mitologia grega foi assim que nasceu a primeira flor de girassol.

 

 

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas