O segredo das rosas coloridas: descubra como elas atingem essa semelhança ao arco-íris

Inscreva-se no meu canal!

O segredo das rosas coloridas: descubra como elas atingem essa semelhança ao arco-íris

Rosas arco-íris

Existem algumas espécies de rosas que são cuidadosamente produzidas em laboratório. Uma dessas espécies é a rosa azul. Rara de se encontrar, ela encanta a todos que a vêem, devido ao destaque e diferenciação que faz na natureza.

Entre essas raridades, também está a rosa colorida, também conhecida como “rosa feliz” ou “rosa arco-íris”. Ela não é inteiramente natural, pois em sua produção são usados corantes para que adquira as cores do arco íris, como sugere um de seus nomes. Porém, é muito conhecida e procurada entre tantas flores por aí.

As pétalas se sustentam pelo talo da flor, então para ser desenvolvida, a rosa colorida foi dividia em vários canais,  com cores diferentes, como azul, amarelo,  lilás e  rosa. São dissolvidos em água para que os canais absorvam o líquido colorido. Assim, essas cores são absorvidas pelas pétalas, passando pelos processos naturais da rosa. As tonalidades das cores variam entre mais vivas ou mais delicadas. Para que seja alcançada com sucesso, a flor é trabalhada a partir da rosa de cor champanhe ou branca.

Rosas coloridas

Leia também: 22 curiosidades sobre as flores que você jamais ouvir falar!

Detalhadamente falando, a produção destas flores se dá a partir do  corte em quatro partes da base do caule de uma rosa branca distribuídas em recipientes diferentes contendo com 500 ml de água e 50 ml de corantes alimentícios de diversas cores. Então, as pétalas se tornam coradas por meio dos vasos condutores de seiva (xilema), que direcionam água e sais minerais da raiz até as pétalas. Esse fenômeno recebe o nome de capilaridade.

Na Holanda, as técnicas de produção de rosas coloridas tem sido muito procuradas no mercado. Por ser considerada rara, a rosa tem um alto valor, tolerado por pessoas que veneram a beleza dessa espécie.

O holandês Peter Van de Werken é o responsável pela existência desse tipo de rosa. Peter estudou intensamente até chegar a conclusão da melhor maneira de tingir cada pétala com uma cor diferente.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores