Conheça tudo sobre a planta cica. - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Conheça tudo sobre a planta cica.



Venha conversar comigo!

A Cica não é uma palmeira, mas sim uma gimnosperma, relacionando-se assim com as coníferas. As folhas são muito semelhantes as agulhas de coníferas.

Esta planta tem um aspecto arbóreo, no entanto é considerada um arbusto.
É uma das plantas mais antigas do mundo.

O gênero cyca tem mais de 50 variedades, as mais conhecidas são a Cycas revoluta e a Cycas circinalis.
Pode desenvolver uma altura de 2,0 metros ou mais, mas seu crescimento é muito lento, cerca de 4 cm ao ano.

O tronco lembra uma palmeira, lenhoso a semilenhoso, com ou sem ramificações.
As folhas são dispostas em coroa, são grandes, podem atingir de 1,20 a 1,50 de comprimento por 15 ou 20 cm de largura.
Os folíolos numerosos são finos e rígidos de ponta aguçada.

A planta masculina forma um cone cilíndrico, longo e dourado. As “escamas” do cone macho se abrem para revelar o pólen, exalando um perfume doce, que lembra algo verde; esse perfume aumenta gradualmente atingindo grandes distâncias, atraindo insetos que ao posarem no cone se cobrem de polén e depois visitam os cones femininos.

De aparência tropical e elegante, no jardim a Cica geralmente ganha lugar de destaque, é ideal para a entrada da casa, ou plantada isolada em gramados bem aparados; as mudas jovens são ótimas para vasos.

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico. Não toleram geadas.

Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente pode ser plantada tanto a sol pleno como a meia sombra. Plantas cultivadas a sol pleno, geralmente possuem uma aparência mais compacta.

Podem ser plantadas tanto em climas quentes como em climas frios, mas se desenvolvem melhor no clima temperado e com bastante umidade, sofrendo muito em locais quentes e secos.

Necessita de solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado com regas periódicas sem encharcamento, pois o acúmulo de água ocasionará o apodrecimento de suas raízes.

Plantas com muitos de anos de idade, em muitos casos, só produzem cones feminino a cada cinco a oito anos. A maioria de espécies de Cicas com a energia apropriada, produzem cone e folhas novas todo ano.

Adubações semestrais, com esterco de gado bem curtido ou torta de mamona, contribuem para que se tornem mais bonitas e saudáveis.

Cultivadores alegam que, com o uso adequado de fertilizantes, as cicadáceas podem não precisar mais serem conhecidas como plantas de “crescimento lento”.

Não necessita de podas, apenas remover as folhas quando estiverem secas.

A Cica possui seiva rica em amido, porém, tóxica quando crua.

Multiplica-se por sementes e principalmente pelas brotações surgidas no tronco ou na base. Por sementes é muito difícil, devido sua germinação e crescimento serem muito demorado, podendo levar anos para germinar, só sendo interessante comercialmente.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Gostou desse vídeo? Então inscreva-se em meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas