Conheça tudo sobre a flor algodão bravo. - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Conheça tudo sobre a flor algodão bravo.

Algodão-bravo (Ipomoea carnea) é um arbusto aquático perene, que possui caule com interior esponjoso, meio trepador, de 1 a 4 m de altura. A semente pilosa (origem do nome algodão) é espalhada pela água, arbusto florífero pertence à família Convolvulaceae e sua origem é da América do Sul, Brasil. É uma planta rústica e ornamental.
Esta espécie de planta tem folhas em formato de coração que são de uma cor verde bastante rica, e que medem entre 15 a 22 cm.
Origem e Habitat : Encontrada do México a Guiana e no Brasil, trata-se de uma planta aquática originária da América do Sul.
O algodão-bravo é uma destas poucas plantas que tem a capacidade de produzir flores vistosas em todas as estações. No jardim ele pode ser plantado isolado ou em grupos, organizado em renques ou em formas livres. Ainda adapta-se muito bem ao ambiente aquático, adornando as margens de lagos e outros cursos d´água. Apesar de arbustivo, também pode ser conduzido como trepadeira, com o devido tutoramento. Suas flores são atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.

As flores campanuladas, surgem abundantes durante quase o ano todo, mas principalmente na primavera e verão. Elas podem ser róseas, violáceas ou brancas, de acordo com a cultivar..
Cultivo
O algodão-bravo pode facilmente ser cultivado diretamente a partir da semente – a sua semente, no entanto, é bastante venenosa, e é conhecida por ser bastante prejudicial ao gado, razão pela qual ela é desaconselhada para regiões de pasto e campos em geral.
No Brasil, o algodão bravo é conhecido pelo nome de canudo-de-pita, já que a sua haste é oca, e pode ser usada para a fabricação de cachimbos para.
O algodão-bravo pode crescer a uma altura de até 5 m, a sua haste é grossa, e desenvolve um tronco grosso ao longo de muitos anos, com muitos galhos a partir de sua base. Suas folhas são verde claras, e tem mais ou menos vinte e cinco centímetros de comprimento, em uma planta adulta.
Nota: O nome popular “canudo” é porque seu caule é oco e usado para fazer tubos para cachimbos rústicos. “Algodão” porque suas sementes são algonosas e se dispersam com ação do vento. E o “mata” é por ser uma planta tóxica.
Propriedades medicinais: abortiva, emético, emoliente, resolutiva.
Indicações: Processos Inflamatórios.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas