Conheça ciclames a Rainha do deserto - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Conheça ciclames a Rainha do deserto

Conhecidas como rainhas do inverno, os ciclames são originários da região do mediterrâneo. Eles recebem esse apelido devido ao seu florescimento, que acontece final do outono e começo do inverno europeu. Não são plantas altas, variando entre 20 e 30 centímetros.

Devido ao formato único dos ciclames, cujas pétalas se assemelham a pequenas borboletas com asas fechadas e folhas que lembram pequenos corações, a beleza destas flores chama a atenção. A variedade de cores é outro fator que faz estas plantas serem tão apreciadas, podendo ser encontradas nas tonalidades: salmão, branca, lilás, rosa, vermelha e um mix de cores, que alguns espécimes apresentam.

Plantio

O solo que irá receber as sementes deve ser preparado com uma mistura que contenha folhas, areia e húmus. Pode ser usado um tabuleiro para conseguir resultados superiores. Quando as mudas atingem os primeiros centímetros, elas precisam ser transplantadas para recipiente maior. O período para floração é de 15 meses. No penúltimo mês, a planta deve ser mudada novamente para um vaso maior e posicionada em um lugar que receba a incidência solar por não mais que quatro horas no dia.

Cultivo

Embora sejam ligadas ao inverno, não são plantas que gostam de temperaturas abaixo dos seis graus e, com alguns cuidados, podem ser tranquilamente cultivadas aqui no Brasil. Elas se desenvolvem melhor em climas úmidos e que variem entre 15 e 18 graus. Embora devam ser exposta ao sol, é importante não deixá-las por mais de quatro horas em contato direto com seus raios. Dê preferência a mantê-las à meia sombra e longe do vento.

O preparo do solo que receberá os ciclames é outro ponto importante a considerar. Caso o cultivo seja realizado em vasos, deve-se adicionar areia a mistura para ajudar na drenagem da água. Se for plantá-las em canteiros no jardim, pode optar por colocar pedras. Estas flores não se dão bem com solos encharcados. A regagem precisa ser realizada duas vezes por semana, o que deve ser feito, prioritariamente, em intervalo de três dias.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas