Confira algumas dicas de hábitos a serem adotados em sua casa em prol do meio ambiente e da saúde das águas - Adilson Barroso Ambientalista

Inscreva-se no meu canal!

Confira algumas dicas de hábitos a serem adotados em sua casa em prol do meio ambiente e da saúde das águas

Há diversas formas de contribuirmos com o meio ambiente e diminuir o impacto da poluição aquática, a partir de hábitos em nossas casas.  Cuidar do meio ambiente é essencial para peservar a saúde dos seres vivos. Só conseguimos sobreviver graças a natureza, pois, seres vivos que somos, usamos água para beber e tomar banho. Por isso preservar a saúde de rios, mares e outras fontes de água é algo vital e pode começar por nossas própria casa.

Confira algumas dicas para fazer a sua parte na preservação do meio ambiente.

Pratique a reciclagem: separare o próprio lixo e contribua com o meio ambiente, de forma que menos matéria-prima seja necessária. Incentive os habitantes do seu lar a fazer o mesmo.

Descarte o óleo de cozinha corretamente: se despejar o seu óleo de cozinha pelo ralo,  ele vai acaba voltando à rede de abastecimento, correndo o rsisco de contaminar a água que é consumida por pessoas. O ideal é que o óleo seja armazenado  em uma garrafa PET fechada e encaminhado a empresas e ONGs que realizam  coleta seletiva, como postos de entrega voluntária. É muito comum encontrar um desses postos em supermercados próximos.

Leia também:  Poluição nos oceanos podem afetar os sistemas imunes de golfinhos

Faça o descarte dos produtos de limpeza de forma correta: o mesmo acontece com produtos de limpeza. Suas propriedades químicas podem contaminar a rede de abastecimento tornando-se tóxica para o consumo. É comum no rótulo do produto, obter a forma certa de descarte ou também pode-se entrar em contato com empresas que fazem o recolhimento.

Atente-se a manutenção de seu veículo:  cuidado com aquele óleo vazando e com escapamentos defeituosos que provocam poluição excessiva ao ar, pois eles também irão atingir a a água que chega às torneiras. Mantenha em dia  manutenção de seus carro.

Não descarte remédios no vaso sanitário: descartar o medicamento vencido no vaso sanitário pode afetar a rede de esgoto e contaminar a água potável. O ideal é verificar pontos de descartes em farmácias próximas.

Não abuse do uso de sabão ou detergente: por liberarem dejetos químicos de sabão, a rede de abastecimento também pode ser contaminada. Apenas evite usar esses produtos em excesso, aproveitando-os de forma consciente.

Reduza o consumo de plástico: por ter muitas finalidades, o plástico se espalha facilmente e a natureza não tem condições eficazes para  de degenerá-lo, o que provoca uma grande quantidade de lixo ambiental em todo o ecossistema.

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas