Conheça cada tipo de açúcar e seus respectivos benefícios e malefícios à saúde

Inscreva-se no meu canal!

Conheça cada tipo de açúcar e seus respectivos benefícios e malefícios à saúde

Tipos de açúcar

É de fundamental imporância escolher o tipo de açúcar que será usado em sua rotina, pois o consumo de cada tipo apresenta vantagens e desvantagens, tais como benefícios e prejuízos ao organismo. No artigo de hoje, ensinaremos quais os tipos existentes e o que cada um deles oferece à saúde. Confira.

Embora o açúcar seja mal visto, devido à quantidade de males que pode causar ou agravar se consumido em excesso, como diabetes, mau colesterol e outras doenças,  ainda assi possui milhares de consumidores que não conseguem viver sem ele. É por isso que o mercado alimentício não interrompe estudos que encontrem alternativas de açúcar que seja tão saboroso quanto o cristal.

Dentre os tipode açúcar mais famosos, estão o cristal e o mascavo. Embora, ambos sejam fáceis de serem encontrados em inpumeras variações, é importante ficar por dentro do que oferecem ao nosso organismo.

Leia também: Veja como reduzir o excesso de açúcar no sangue com essas infusões naturais

Açúcar branco ou refinado: composto por cana-de-açúcar, é complementado pelo enxofre. Durante as etapas do refinamento, acaba perdendo valores nutricionais, minerais e vitaminas e ganhando nível calórico.  É considerado o mais prejudicial à saude, pois pode acarretar obesidade, hipertensão e diabetes.

Açúcar refinado:  o açúcar cristal possui grãos transparentes difíceis de serem diluídos. Apesar do açúcar refinado ser o menos pejudicial à saúde (se não for consumido em grande quantidade) devido ao rocesso de refinamento, ainda faz com que o cristal perca cerca de 90% dos nutrientes presentes.

Açúcar mascavo: úmido e com cheiro e sabor da cana-de-açúcar, o mascavo é parecido com a rapadura. Este componente não passa por processos de refinamento e nem de branqueamento, fazendo com que seja o mais natural e saudável.  Contém em sua composição potássio, fósforo ferro, cálcio, magnésio e sódio. Ainda assim, o seu sabor não agrada a tantos. Vale lembrar que, apesar de ser o mais saudável, ainda assim esse tipo de açúcar é tão calórico quanto os outros.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores