Saiba quais alimentos devem serem consumidos crus ou cozidos.

Inscreva-se no meu canal!

Saiba quais alimentos devem serem consumidos crus ou cozidos.

Saiba quais alimentos devem serem consumidos crus ou cozidos.:(foto divulgação)
Saiba quais alimentos devem serem consumidos crus ou cozidos.:(foto divulgação)

 

Os  alimentos Crus ou cozidos? Como é melhor comer alguns dos principais produtos hortícolas que levamos para as nossas mesas? Cozinhar altera algumas vitaminas, mas torna outras substâncias mais facilmente assimiladas pelo organismo.
O bom senso sugere comer verduras e hortaliças tanto cruas quanto cozidas, sempre que possível e de preferência da estação, variando sempre o menu. Lembrando que o cozimento reduz o teor de ácido fólico e de vitamina C das verduras, aqui vão algumas dicas sobre o assunto.

Alho
Cru. O alho contém alicina, a substância responsável pelas suas propriedades antibiótica, antiviral e antibacteriana. A alicina é sensível ao calor, motivo pelo qual o alho é melhor se consumido cru, para servir como um verdadeiro remédio natural.

Espinafre
Crus e cozidos. O cozimento do espinafre permite assimilar melhor o seu conteúdo de ferro, magnésio e cálcio. Já o espinafre cru, misturado com o suco de limão, é rico em vitamina C, o que facilita a absorção do seu ferro pelo organismo.

Pimentas vermelhas
Cruas e cozidas. Ao consumir pimentas vermelhas cruas não iremos alterar o seu conteúdo de vitamina C, que seria reduzido consideravelmente com o calor. Por outro lado, assim como os tomates, as pimentas vermelhas também contêm licopeno, que é melhor assimilado com o cozimento.

Maçã, morango, pêssego, laranja…
Todas essas frutas ficam uma delícia em forma de caldas, geleias ou recheio de bolos e tortas. Mas saiba que, em altas temperaturas (maiores de 60 °C), vitaminas e minerais são facilmente perdidos.

Repolho roxo
Cru.Comer o repolho cru é a melhor forma de aproveitar suas fibras e seus nutrientes que atuam contra tumores, desintoxicam o corpo e ajudam a cicatrizar úlceras. É que o calor, mais uma vez, destrói esses nutrientes.

Beterraba
cru.A beterraba é uma ótima fonte de ácido fólico. Mas, quando muito cozida, perde até 30% desta vitamina.

Tomate
Cru.Tomates crus contêm uma grande quantidade de magnésio e zinco. Depois de receber calor, a concentração dessas substâncias diminui de 90%.

Espinafre
Cozido.Cozinhar o espinafre aumenta a capacidade do organismo de absorver todos os fantásticos nutrientes que este alimento contém, como cálcio, ferro, magnésio, luteína e antioxidantes. A quantidade de cálcio, por exemplo, triplica quando você cozinha o espinafre.

Cogumelos
Cozido.Cozinhar cogumelos não é apenas a opção mais saudável, mas também é a opção mais segura. Existem vários tipos de cogumelos que só são seguros para comer após serem cozidos, e, mesmo os mais comumente servidos crus, são difíceis para digerir.

LEIA TAMBÉM:

Sofre de bronquite?Faça essa receita e melhore rapidamente,saiba porque.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores