Conheça o painço, um ótimo substituto para o arroz, capaz de reduzir os riscos de infarto

Inscreva-se no meu canal!

Conheça o painço, um ótimo substituto para o arroz, capaz de reduzir os riscos de infarto

Painço

Você já ouviu falar no painço? É um alimento que já foi considerado básico na Índia e na África, mas que atualmente, é considerado como um dos cereais mais importantes ao organismo em todo o mundo.  Isso porque ele é uma fonte natural de vitaminas do complexo B, fibras, proteínas, potássio, ferro, magnésio e fósforo.

É comum usado o painço como substituto do arroz e também em saladas tanto no almoço como no jantar. No café da manhã, algumas pessoas o consomem como mingau junto a frutas secas. Seu consumo é importante, devido ao seu teor de  nutrição, sua baixa probabilidade de acarretar alergia e também, por ser fácil de digerir.

Além disso, ele tem uma grande quantidade do aminoácido triptofano, o que promove um sono mais tranquilo. As vitaminas do complexo B, por sua vez, ajudam na redução dos níveis de LDL, que é o colesterol ruim. Já o magnésio presente  auxilia no controle da pressão arterial, diminuindo as probabilidades de infarto.

Leia também: Saiba tudo sobre o Cará, um grande substituto da batata inglesa, energético e ótimo para a digestão

Este cereal também tem propriedades que podem amenizar os sintomas de asma e crises de enxaqueca. Sua grande concentração de fibra e insulina, combate o acúmulo de gorduras no sangue.

Se consumido com freqência, o painço pode diminuir o índice de desenvolvimento dos cálculos biliares, graças ao teor de fibras que reduzem a secreção dos ácidos.

Para germinar os grãos, deixe os de molho ainda crus por mais ou menos meia hora. Depois deste período, escorra a água e guarde-os em local úmido até que os brotos comecem a sugir.

O painço, normalmente, é usado como os demais cereais. Para prepará-lo, é preciso  deixa-lo de molho por algumas horas, o que otimiza o tempo de cozimento. Se desejar consumir de forma a sentir mais o gosto do cereal,  é aconselhável tostar os grãos em uma frigideira, antes de colocá-lo pra cozinhar.

 

 

 

Inscreva-se no meu canal!


Melhores