Conheça os 10 mitos e verdades sobre alimentação saudavel.

Inscreva-se no meu canal!

Conheça os 10 mitos e verdades sobre alimentação saudável.

Conheça os 10 mitos e verdades sobre alimentação saudável.:(foto divulgação)
Conheça os 10 mitos e verdades sobre alimentação saudável.:(foto divulgação)

Hoje vamos trazer a você uma postagem para esclarecer mitos e verdades sobre alimentação que muitas vezes acreditamos estar certo a respeito,mas muitas vezes nos enganamos,em relação  a alimentação e exercícios,Veja só o  esclarecimento de verdades ou mitos.

1° Os óleos têm muito colesterol: Mito
Os óleos têm origem vegetal e portanto não têm colesterol. O colesterol é sintetizado pelos seres animais e não está presente em nenhum produto de origem vegetal.

2° O leite é a maior fonte de cálcio: Mito
O leite não é a maior fonte de cálcio. Os vegetais têm mais cálcio que o leite e é bem mais absorvido. Interessante é o facto de haver mais casos de osteoporose nos países onde há maior consumo de leite. Os vegetais, em relação ao leite, têm ainda a vantagem de não ter colesterol e de possuírem muito mais proteínas, ferro e fibras.

3°Chocolate causa espinhas.
MITO. A acne é decorrente do excesso de gordura nas glândulas sebáceas ou devido a alguma alteração hormonal. Muitas pessoas acreditam que alimentos gordurosos, como o chocolate, proporcionariam o aumento de cravos e espinhas, mas, conforme as pesquisas realizadas até hoje, não há nenhuma relação.

4° O leite de soja pode substituir o de vaca?
“Sim, se o problema for intolerância à lactose”, explica Renata Cocco, pediatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Se não, o de vaca é melhor, porque tem mais cálcio.” É bom saber, ainda, que um grupo de proteínas do leite de vaca, as caseínas, pode provocar reações como urticária. Por isso, em caso de dúvida, consulte o pediatra. Só ele pode pode recomendar o tipo de leite mais adequado para a sua criança.

5°O abacate engorda?
MITO: O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).

6° Beber água durante a refeição engorda

O real perigo de beber não só água, mas líquidos em geral, durante a refeição é atrapalhar o processo digestivo, pois o líquido vai diluir o suco gástrico e dificultar a digestão. Mas, um pouco de água ou suco enquanto come não vai te fazer engordar nem atrapalhar sua digestão, não!

7° O açúcar orgânico é mais saudável e menos calórico do que o refinado?
MITO. O açúcar orgânico é melhor por não possuir agrotóxicos, mas, por outro lado, em termos de calorias, ele tem a mesma quantidade do que o refinado.

8° Queijo minas tem menos gordura que a ricota?

Verdade. A ricota é feita a partir do soro do leite, que seria desprezado após a fabricação dos queijos. E é adicionado leite para aumentar o seu rendimento, o que também aumenta a quantidade de gordura. Uma fatia de 50 g de ricota contém 11 g de gordura, contra 9 g na fatia do queijo minas.

9° Chá de boldo é bom para o fígado? Melhora a ressaca?

Verdade. O chá de boldo apresenta propriedades destoxificantes e é recomendado para casos de desconforto digestivo e do fígado.  O boldo ajuda na digestão dos alimentos, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.

10° O consumo de café pode causar hipertensão?

Mito. A cafeína tem um efeito simpatomimético, porém não se tem observado nenhuma modificação da pressão arterial, mesmo naqueles indivíduos que consomem quantidades maiores de café.

LEIA TAMBÉM:

Conheça todos os benefícios da coalhada fresca para o sistema imunológico.

Inscreva-se no meu canal!


Melhores