Saiba tudo sobre o Cará, um grande substituto da batata inglesa, energético e ótimo para a digestão

Inscreva-se no meu canal!

Saiba tudo sobre o Cará, um grande substituto da batata inglesa, energético e ótimo para a digestão

Cará e seus benefícios

O cará é um tubérculo de origem africana, muitas vezes confundido com o inhame. Entretanto, este se apresenta de tamanhos e formatos variados, alcançando 500 gramas a três quilos. Rico em carboidratos, o cará é energético e carregado de vitaminas como A Tiamina, Niacina, Piridoxina  e a Riboflavina, além de conter grande concentração de fibras solúveis.

Este alimento é nutritivo e contribui para o fortalecimento do sistema nervoso, ajuda no processo digestivo, no estímulo ao apetite e no processo de crescimento das crianças.

O cará normalmente é consumido descascado e cozido. Tem uma  textura muito parecida coma da batata-inglesa, por isso, também acaba sendo seu substituto em diversos pratos, assim como purês, sopas, refogados e caldos.

Leia também: Conheça a lista de seis alimentos para combater o stress de forma natural

Componentes como alho, sal, cebola, açafrão, orégano, folhas de louro, pimenta e limão são alguns dos temperos que podem ser combinados com o cará. Este tubérculo também é um grande aliado na forma de creme, pão, panquecas, bolo, pirão, tortas e biscoitos.

É importante lembrar que na hora de escolher o cará, é preciso prestar atenção nos que estão com a textura firmes, sem áreas amolecidas ou mofadas. Também é preciso evitar os que estão com aspecto murcho e brotados. Pequenas lesões podem ser eliminadas no descascamento, sem afetar a sua qualidade.

Não é aconselhável armazenar o alimento na geladeira por muito tempo, pois esta ação pode acarretar alterações no sabor. absorver a umidade e amolecer. É possível mantê-lo fora de refrigeração por mais de 15 dias em locais arejados, secos, sem iluminação e frescos.

O cará cai muito bem no café da manhã ou como um lanche da tarde. Uma boa  dica de como consumi-lo é cozinhá-lo na água e sal, escorrer e, enquanto quente, passar uma camada de manteiga ou margarina nas rodelas. Fica uma delícia e é muito nutritivo.

 

 

Inscreva-se no meu canal!


Melhores