A análise da composição do óleo de peixe e suas propriedades - Adilson Barroso Ambientalista

Nos ajude vencer esse prêmio!

Influenciadores Digital 2018

A análise da composição do óleo de peixe e suas propriedades

A análise da composição do óleo de peixe e suas propriedades
O óleo de peixe é uma importante fonte de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3,que melhora a saúde cardiovascular e cognitiva.Revemos suas principais...
O óleo de peixe é uma importante fonte de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, que melhora a saúde cardiovascular e cognitiva. Revemos suas principais características e propriedades.
A composição do óleo de peixe  confere importantes benefícios à saúde humana. Este suplemento alimentar tem sido posicionado como um dos mais completos e saudáveis, não só pelas suas propriedades nutricionais, mas também pela sua capacidade de prevenir e tratar vários tipos de doenças.

Ao contrário de outras fontes de gordura animal, o óleo de peixe  destaca-se pela alta concentração de ácidos graxos ômega 3 , um nutriente que protege contra doenças coronárias e inflamatórias. Além disso, possui outros componentes funcionais que, uma vez assimilados, interferem em diferentes funções vitais.

Quais são as características da composição do óleo de peixe? Como você consegue isso? Muitos consumidores ainda não sabem como resolver essas dúvidas. Portanto, abaixo, vamos ver uma breve análise de suas propriedades e alguns dos benefícios que são obtidos, incluindo-o como um complemento à dieta .

 Composição de óleo de peixe

O óleo de peixe é composto principalmente de triglicerídeos e pequenas quantidades de fosfolipídios, entre os quais a lectina. Os triglicérides, por sua vez, possuem ácidos graxos, em especial o chamado ômega 3, como o eicosapentaenóico (EPA) e o docosahexanóico (DHA).

Suas principais características incluem que são poliinsaturadas e são formadas por longas cadeias de ácidos graxos. Seu conteúdo de ômega 3 vai de 30% a 40% dependendo das espécies usadas para obtê-lo.

 Deve-se notar que, da mesma forma, na composição do óleo de peixe há colesterol, cerca de 600 mg por 100 gramas. Além disso, fornece vitaminas A, B e D, ácidos graxos ômega 6 e minerais essenciais, como cálcio e ferro.

Como você obtém óleo de peixe?

O óleo de peixe é obtido como um subproduto na produção de farinha de peixe ou pelos resíduos que permanecem após o processo de filetagem. Para a sua extração, o peixe é submetido a um longo processo de cozimento. No entanto, as gorduras saudáveis ​​que contém podem ser obtidas naturalmente através da ingestão direta de peixe.

Cada uma das espécies de peixes pode ser classificada de acordo com o seu conteúdo lipídico. Portanto, em peixes brancos ou magros há um conteúdo inferior a 2%; os semigrasos contêm cerca de 8% e os azuis ou gordos contribuem com mais de 8%. As variedades mais utilizadas são:

  • Sardinha
  • Boquerón
  • Cavala
  • Atum
  • Bonito do Norte
  • Salmão
  • Anguila
  • Peixe espada
  • Arenque
  • Macarela
  • Pescada

Propriedades do óleo de peixe

Os lípidos contidos no óleo de peixe são essenciais para a saúde devido às suas propriedades nutricionais. Eles têm uma unidade estrutural linear de gorduras que o corpo não pode produzir e que deve ser fornecido através da dieta.

Eles fazem parte das membranas celulares e transportam as vitaminas lipossolúveis . Além disso, estão envolvidos na regulação da concentração plasmática e lipídios e lipoproteínas. Por tudo isso, a composição do óleo de peixe pode ajudar a melhorar muitos aspectos da saúde. Vamos ver em detalhes suas propriedades mais notáveis.

 

Protege a saúde cardiovascular

A composição do óleo de peixe, entre os quais se destaca a contribuição dos ômegas 3 e 6, proporciona um efeito protetor sobre a saúde cardiovascular. Sua assimilação não só previne a hipercolesterolemia e a aterosclerose, como também previne outras doenças cardíacas e circulatórias.

 

Fortalece a saúde mental

A assimilação adequada de DHA e EPA traz benefícios interessantes para a saúde mental. Portanto, a adição de óleo de peixe na dieta regular pode ajudar a otimizar muitos processos cerebrais. Em geral, recomenda-se melhorar a capacidade de concentração e a capacidade de memória.

Além disso, é benéfico para o tratamento de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos bipolares ou estados de psicose. Entre outras coisas, promove a recuperação de lesões cerebrais causadas por trauma.

Bom para artrite reumatóide

O ômega 3, que é concentrado no óleo de peixe, tem um efeito anti-inflamatório que beneficia os pacientes com artrite reumatóide, diminuindo a rigidez das articulações. No entanto, um tratamento de substituição não deve ser considerado, pois seus efeitos demoram semanas ou meses para se tornar perceptível.

 

"Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros. Elas não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico."

Inscreva-se no meu canal!

Curta nossa página!

Mais Visualizadas